O sorteio das quartas de final da Copa do Brasil indicou dois clássicos valendo vaga na semifinal. A partir desta quarta-feira (27), Atlético-MG e Cruzeiro começam a disputar a classificação em Belo Horizonte, enquanto Vasco e Botafogo duelam no Rio de Janeiro.
Esses confrontos locais têm se tornado cada vez mais normais nas fases decisivas da maior competição de mata-mata do Brasil. Recentemente, por exemplo, o São Paulo, campeão em 2023, precisou passar por seus dois maiores rivais, Palmeiras e Corinthians, para conquistar o inédito título.
Por outro lado, o Tricolor também já sofreu na mão de grandes adversários no torneio, sendo eliminado pelo Corinthians na semifinal em 2002 e pelo Santos na mesma fase em 2015.
Os clássicos cariocas também são comuns, e todos eles já aconteceram, e alguns deles são mais marcantes, como o caso de um Flamengo x Vasco disputado na final em 2006.
Em Minas Gerais, os dois maiores times do estado também já se enfrentaram algumas vezes, uma delas decidindo um título, e outra nas quartas de final.
Relembre alguns casos:
2002 – São Paulo x Corinthians na semifinal
O Corinthians se classificou por 3 a 2 no placar agregado. No jogo de ida, o Alvinegro venceu por 2 a 0, enquanto na volta o Tricolor fez 2 a 1. O grande nome da classificação foi o atacante Deivid, que marcou os três gols corintianos no confronto
2006 – Fluminense x Vasco na semifinal
O Vasco eliminou um de seus maiores rivais na semifinal com uma vitória por 1 a 0 e um empate em 1 a 1.
2006 – Flamengo x Vasco na final
E se na semifinal o Vasco superou um grande adversário, na final o time na época comandado por Renato Gaúcho não foi páreo para o Flamengo, que venceu os dois jogos da final, por 2 a 0 e 1 a 0. Esta foi a primeira vez que dois times do mesmo estado decidiram a competição. A decisão também foi marcada pelo Maracanã estar “pela metade”, já que o estádio estava em obra e tinha torcedores apenas no anel superior.
2013 – Flamengo x Botafogo nas quartas
Em mais uma campanha que terminou com título, o Rubro-Negro teve pela frente o Botafogo nas quartas de final. E não tomou conhecimentos do rival. Após empate em 1 a 1 no jogo de ida, o Flamengo massacrou o rival, vencendo por 4 a 0, com direito a hat-trick de Hernane Brocador.
2014 – Atlético-MG x Cruzeiro na final
A final da Copa do Brasil de 2014 reuniu o na época atual campeão da Libertadores com o campeão do Brasileirão. E o que prevaleceu foi a força do Atlético, que não deu chances para o rival, vencendo os dois jogos, o decisivo com gol do ídolo Diego Tardelli.
2015 – São Paulo x Santos na semifinal
No último jogo oficial da carreira de Rogério Ceni no gol do São Paulo, o Tricolor foi atropelado pelo Santos, que se garantiu na final da Copa do Brasil com duas vitórias pelo placar de 3 a 1. Ricardo Oliveira foi o grande nome da classificação, com três gols no confronto.
2015 – Palmeiras x Santos na final
A classificação deu ao Santos a chance de disputar a final, onde teve mais um clássico, contra o Palmeiras. E foi o Alviverde que levou a melhor, na disputa de pênaltis, com Fernando Prass batendo a cobrança decisiva. A derrota ainda é bastante doída no torcedor santista por conta de um gol perdido de forma inacreditável pelo atacante Nilson, no jogo de ida.
2017 – Botafogo x Flamengo na semifinal
Quatro anos após o duelo entre eles nas quartas, Flamengo e Botafogo voltaram a se encontrar pelo torneio, dessa vez na semifinal. E o Rubro-Negro voltou a levar a melhor, vencendo por 1 a 0 no jogo de volta com gol de Diego Ribas.
2019 – Cruzeiro x Atlético-MG nas quartas
Se o Botafogo não conseguiu “se vingar” do maior rival, o Cruzeiro sim. Após a derrota na final de 2014, o time celeste superou o rival nas quartas de final de 2019. No jogo de ida, o Cruzeiro fez 3 a 0 no rival e encaminhou a vaga. Na volta, deu Atlético por 2 a 0, mas a vaga ficou mesmo com o rival.
2022 – São Paulo x Palmeiras nas oitavas
O sorteio da Copa do Brasil de 2022 colocou São Paulo e Palmeiras frente a frente nas oitavas de final. E depois de dois jogos tensos e disputa de pênaltis, quem levou a melhor foi o Tricolor, com brilho do goleiro Jandrei dentro do Allianz Parque.
2023 – São Paulo x Palmeiras nas quartas
No ano seguinte, o São Paulo mais uma vez levou a melhor sobre o rival, mas dessa vez com bem menos emoção, com direito a duas vitórias e nova vaga conquistada dentro da casa do Palmeiras.
2023 – São Paulo x Corinthians na semifinal
Passado o Palmeiras, o São Paulo teve mais um confronto grande, contra o Corinthians, na semifinal. E após perder por 2 a 1 no jogo de ida, na Neo Química Arena, o Tricolor mostrou muita força dentro do Morumbis e venceu por 2 a 0, se garantindo na final e caminhando para seu primeiro e único título da competição.