Cânion Guartelá, o sexto do mundo e mais extenso do Brasil.

Você sabia que o sexto cânion mais extenso do mundo fica no Paraná? E mais, você sabia que este cânion fica a apenas 200 km de Curitiba? Vem com a gente que neste post nós iremos mostrar um pouco do Cânion Guartelá!

Cânion Guartelá, o sexto mais extenso do mundo! 

Localizado entre as cidades de Tibagi e Castro, nos Campos Gerais paranaenses, o Cânion Guartelá é fruto das escavações naturais ocorridas através do Rio Iapó, que rompe a Escarpa Devoniana desaguando no Rio Tibagi.

Com mais de 30 km de extensão, o cânion é o sexto mais extenso do mundo e o mais extenso do Brasil.

Embora seja muito longo, não é profundo e sua profundidade máxima chega a apenas 450 metros de profundidade.

Cânion Guartelá, o sexto mais extenso do mundo.

Cânion Guartelá, o sexto mais extenso do mundo.

O cânion na verdade se chama Cânion do Rio Iapó, mas seguramente poucas pessoas o chamam assim. Seu nome popular: Cânion Guartelá, ou Cânion do Guartelá – tem origem no bairro do município de Tibagi, onde boa parte do cânion está localizada.

Segundo uma lenda local, a palavra Guartelá teria se originado da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque de índios Caingangues.

>>> LEIA TAMBÉM: 10 Cidades para conhecer nas proximidades de Curitiba. 

Publicidade.

Parque Estadual do Guartelá

O principal ponto de interesse do Guartelá e a parte mais acessível para visitação fica no Parque Estadual do Guartelá.

Parque Estadual do Guartelá
Parque Estadual do Guartelá
Parque Estadual do Guartelá.

Fundado em 1992, o Parque Estadual tem como objetivo principal proteger os ecossistemas típicos da região. Estes ecossistemas destacam-se pela fauna e flora, que são riquíssimas e constituem-se de variadas espécies.

Parque Estadual do Guartelá.
Parque Estadual do Guartelá.
Parque Estadual do Guartelá.

O Parque Estadual fica na margem esquerda do Rio Iapó, a cerca de 20 km do Centro de Tibagi.

Está localizado dentro do bairro Guartelá de Cima e sua área abrange uma das regiões mais belas da região, disponibilizando ao visitante trilhas, cachoeiras, corredeiras, sumidouros, formações rochosas e inscrições rupestres.

Trilha - Cânion Guartelá.
Trilha - Cânion Guartelá.
Trilha – Cânion Guartelá.

O parque possui uma boa infraestrutura pra receber turistas e dispõe de estacionamento, Centro de visitação, banheiros, bebedouros (inclusive com água potável ao longo da trilha básica) e o melhor de tudo: entrada gratuita.

Local de descanso ao longo da trilha.
Local de descanso ao longo da trilha.
Local de descanso ao longo da trilha.

Dentro do Parque existem 2 trilhas disponíveis ao público: a primeira – autoguiada – é chamada Trilha Básica e possui cerca de 5 km (ida e volta); a segunda, chamada Trilha Completa, só pode ser percorrida com acompanhamento de guias e possui cerca de 10 km (ida e volta).

Como é visitar o Parque Estadual do Guartelá:

Para visitar o Parque Estadual do Guartelá é preciso fazer um cadastro no Centro de Visitantes, onde também são dadas orientações básicas para visitar o parque e percorrer a Trilha Básica.

Trilha Básica

A Trilha Básica é iniciada logo no Centro de Visitantes, onde uma estrada dá acesso ao Cânion.

É preciso descer esta estrada até chegar em uma pequena trilha que nos leva até os pontos de interesse.

Acesso ao Cânion Guartelá.
Acesso ao Cânion Guartelá.
Acesso ao Cânion Guartelá.

Em poucos metros entra-se na mata e passarelas de madeiras facilitam a caminhada em alguns pontos. Ao mesmo tempo, as passarelas servem para que os visitantes não saiam da trilha por qualquer motivo.

Cânion Guartelá
Cânion Guartelá

Panelões

O primeiro ponto de interesse alcançado é o local onde estão as piscinas naturais do Arroio Pedregulho.

Neste local destacam-se algumas cachoeiras pequenas e corredeiras, mas certamente o que as pessoas mais curtem são os famosos “panelões”.

Piscinas naturais do Arroio Pedregulho.
Piscinas naturais do Arroio Pedregulho.
Piscinas naturais do Arroio Pedregulho.

Os panelões são buracos escavados através da ação de águas que transformaram-se em Jacuzzis naturais gigantes.

Em dias de calor, os sumidouros fazem a alegria dos visitantes do Parque Estadual do Guartelá.

Piscinas naturais do Arroio Pedregulho - Panelões.
Piscinas naturais do Arroio Pedregulho - Panelões.
Piscinas naturais do Arroio Pedregulho – Panelões.

A continuação da trilha básica segue à partir dos panelões e leva o visitante até os demais atrativos do Parque.

Mirante e Cachoeira de Pedra

Em poucos metros uma bifurcação dá a opção ao visitante de seguir até o Mirante, ou até a cachoeira e Ponte de Pedra.

Cânion Guartelá
Cânion Guartelá

Em ambas as escolhas, o caminho não é muito longo e a dificuldade não é grande. Além disso, o prêmio por chegar ao final da trilha compensa a pequena caminhada, é um visual de tirar o fôlego.

Cânion Guartelá
Cânion Guartelá

Na trilha que vai até o Mirante é possível contemplar toda a imensidão do Cânion Guartelá, já na trilha que vai até a cachoeira, além de ver o Guartelá por outro ângulo, também é possível ver a maior cachoeira do parque.

Detalhe para a curiosa ponte, chamada Ponte de Pedra, formada através da passagem das águas do rio. Não é permitido banho nesta cachoeira.

Vista do Guartelá e da cachoeira,
Vista do Guartelá e da cachoeira,
Vista do Guartelá e da cachoeira, com sua ponte formada naturalmente.

A volta da Trilha Básica é mais cansativa, já que a maior parte do trajeto é feita na subida.

Em dias de calor não esqueça de encher a garrafa de água no bebedouro de água potável que existe na trilha, próximo aos panelões.

Trilha Completa

Além da trilha básica, também existe a Trilha Completa, que além de percorrer os atrativos citados, também vai até outros lugares do parque, inclusive uma zona onde existem pinturas rupestres.

Para percorrer esta trilha é preciso estar acompanhado de guias credenciados. Nós ainda não fizemos esta trilha, mas em breve pretendemos fazer e logo atualizaremos este post com todos os detalhes.

Como chegar ao Cânion Guartelá

O Cânion Guartelá possui mais de 30 km de extensão, mas o ponto alto é exatamente o Parque Estadual do Guartelá.

A maneira mais fácil de chegar até o Parque é em carro próprio, ou alugado (alugue seu carro aqui).

O Parque Estadual está localizado na cidade de Tibagi, a cerca de 20 km do centro. O  acesso é feito através da PR-340 (Rod. Guataçara Borba Carneiro), no Km 247.

A entrada do Parque é bem sinalizada e após sair da rodovia é preciso andar cerca de 2 km por uma estrada rural em boas condições.

Cuidado com o GPS:

Vale ficar atento em um detalhe importante. Em nossa última visita ao Guartelá estávamos em Castro e de lá pretendíamos ir até o Parque Estadual. Quando colocamos no GPS Guartelá fomos direcionados a uma estrada que leva até a Escarpa Direita do Cânion.

Já vamos deixando aqui o aviso, não caia nesta, volte e vá até a PR-340. Nós seguimos esta estrada, a fim de ver o que tinha de interessante daquele lado e descobrimos na prática que além da estrada ser bem ruim (enquanto a PR-340 é um tapete), este lado direito não tem nenhum atrativo, a não ser uma pousada no final da estrada.

Como percorremos 20 km da estrada e estávamos próximos a esta pousada fomos até lá pra ver o que tinha de bom e até cogitamos ficar lá um dia e depois ir ao Parque Estadual no outro dia.

Chegando na pousada fomos super mal atendidos e percebemos que só perdemos tempo. Viramos as costas, refizemos todo o percurso e seguimos até o parque (foi por este inconveniente que não deu tempo de fazer a trilha completa).

Contamos esta história nos Stories do Instagram e logo algumas pessoas nos mandaram mensagens falando a mesma coisa, depois de alguns dias um casal de amigos nos relatou a mesma situação, inclusive com mal tratamento na mesma pousada. Então não deve ser uma casualidade.

Sendo assim fica o aviso: à partir de Castro, ou pra quem vem de São Paulo pela PR-151, não perca tempo na Escarpa Direita do Guartelá!

Também é possível chegar ao Cânion Guartelá de ônibus. Para isso, se você vem da região Sul ou de São Paulo, precisa chegar a Ponta Grossa ou Castro.

De Ponta Grossa partem 2 ônibus diários, às 8h e às 17h tipo metropolitano. A empresa é a Viação Iapó, que vai até Tibagi. Esse ônibus para também em Castro. Existe um ponto de ônibus bem em frente ao Parque (é preciso caminhar 2km). Aos domingos, os horários são 06h30 e 15h45.

Se você está no norte do Estado, existem ônibus diários da empresa Garcia saindo de Apucarana para Tibagi. As saídas são diárias às 14h15 chegando em Tibagi às 19h.

Você pode visitar o Cânion Guartelá através de passeios com agências. A Touron vende o passeio com toda comodidade saindo diretamente da porta de seu hotel (desde que seja na área central de Curitiba)!

O passeio inclui o transporte e guia turístico para visitação ao Parque Estadual do Guartelá. Além disso também está incluso no passeio uma visita ao centro histórico da cidade de Castro.

Onde se hospedar nas proximidades do Cânion Guartelá.

Castro e Tibagi são as cidades com mais opções de hospedagem. O centro de Castro fica a cerca de 45 km do Parque Estadual Guartelá e o centro de Tibagi fia a cerca de 20 km.

Chacara Bailly (9,5) – 1,8 km do centro
Hotel Pousada Oosterhuis (9,1) – 5 km do centro (Castrolanda)
Pousada Bela Vista (8,8) – 2,1 km do centro
Central Palace Hotel (8,7) – 1,1 km do centro
Hotel Buganville Express (8,0) – 1,1 km do centro

Confira mais opções de hospedagem em Castro aqui.

Pousada Longe Vista (8,7) – 5 km do centro
Itáytyba Ecoturismo (8,6) – 12 km do centro
Pousada Aguaraguazu (8,6) – 18 km do centro

Próximo ao Parque Estadual do Guartelá ainda existem alguns Campings e Recantos onde também existem cachoeiras etc.

Outras opções são hotéis fazendas e pousadas que ficam na região.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da CivitatisGet Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para conhecer o Guartelá. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Cânion Guartelá?

Antes de mais nada, se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo  compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre o Guartelá deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ: 

+ Prudentópolis, a Terra das Cachoeiras Gigantes. 
+ Conheça a Lapa, no Paraná. A cidade que mudou a história do Brasil.
+ Buraco do Padre: conheça uma das cachoeiras mais belas do Paraná
+ Conheça o Parque Estadual de Vila Velha, uma das atrações mais belas do Paraná.

Locais

Compartilhe: