O que fazer em Tibagi, a “Capital Paranaense dos Esportes de Aventura”.

Chamada por alguns de “a capital paranaense dos esportes de aventura“, Tibagi está repleta de atrativos para quem tem adrenalina correndo em suas veias! Cachoeiras, rios, cânions, montanhas e trilhas fazem a alegria dos aventureiros! Mas nem só de adrenalina vive Tibagi, quem procura paz e tranquilidade também será contemplado, afinal de contas, o que não falta em Tibagi é tranquilidade e cenários que transmitem paz! Neste post nós listamos o que fazer em Tibagi! Bora conhecer!

Tibagi – Capital da Aventura e das belas paisagens

Tibagi está localizada nos Campos Gerais do Paraná, a cerca de 220 km de Curitiba.

A cidade foi fundada oficialmente no ano de 1794, mas muito antes disso já era habitada pelos indígenas da etnia Caingangue.

O que Fazer em Tibagi - Paraná

Tibagi – Natureza.

Tempos depois, após a chegada dos europeus, a região foi explorada por espanhóis e portugueses.

Lá pelo século XVII os padres jesuítas espanhóis também estiveram pela região e chegaram até a construir algumas reduções jesuítas às margens do rio Tibagi.

A história do município de Tibagi se originou com a chegada de escravocratas e se consolidou através do tropeirismo, que tinha a região como passagem.

Terra dos Diamantes

Mais ou menos na mesma época Tibagi atraiu garimpeiros de várias partes do Brasil e ficou conhecida como a Terra dos Diamantes. Na época o garimpo chegou a ser a principal atividade econômica da cidade e além de diamantes, também ouve mineração de ouro.

Até hoje a cidade carrega a fama desta época e certamente esta tradição faz parte da cultura e da história da cidade. Ainda hoje há mineração de diamantes em Tibagi, mas nada com a intensidade do passado.

Publicidade.

Atualmente a agricultura é uma das principais atividades econômicas e o município é o maior produtor de soja do Brasil.

Além da agricultura, o turismo atualmente é outra atividade econômica importante e uma grande fonte de receita para o município.

Tibagi é o 2º maior município do Paraná e segundo dados de 2018 do IBGE, o município possui uma população de pouco mais de 20 mil habitantes.

Assim como é grande em tamanho, Tibagi também é grande em belezas naturais! Montanhas, rios, cânions, cachoeiras fazem a alegria de praticantes de Rafting, Rapel, Trekking, Voo Livre e apreciadores da natureza!

A cidade possui opções pra quem gosta de aventura e adrenalina, assim como tem opções pra quem só quer descansar e dar um tempo na correria da cidade grande!


>>>LEIA TAMBÉM: 

+ O que fazer em Ponta Grossa nos Campos Gerais paranaenses.
+ Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil.
+ Lapa – PR. Conheça a cidade que mudou a história do Brasil.


O que fazer em Tibagi – principais atrativos turísticos:

Confira agora uma relação com os principais atrativos turísticos de Tibagi.

O principal atrativo turístico de Tibagi é o Cânion Guartelá, o cânion mais extenso do Brasil e o sexto mais extenso do mundo!

Cânion Guartelá
Cânion Guartelá
Cânion Guartelá – o 6º mais extenso do mundo.

Este cânion possui mais de 30 km de extensão e destaca-se não apenas por ser um dos maiores do mundo, mas também por ainda possuir vegetação nativa.

O Guartelá é cortado pelo rio Iapó e fica localizado entre as cidades de Tibagi e Castro.

Embora seja possível acessá-lo por vários lugares, o principal ponto de visitação é realizado através do Parque Estadual do Guartelá, que fica a cerca de 20 km do centro da cidade.

No Parque o visitante poderá fazer duas trilhas, uma básica e uma mais avançada.

A Trilha Básica é toda autoguiada e leva o visitante até alguns atrativos interessantes, como os panelões do sumidouro que formam “jacuzzis” naturais, e uma cachoeira no final da trilha.

Panelões do Guartelá - Tibagi - PR
Panelões do Guartelá - Tibagi - PR
Panelões do Guartelá – Tibagi – PR

Além disso na trilha básica há alguns mirantes de onde é possível ter uma vista panorâmica da imensidão do Cânion Guartelá.

O acesso ao Parque Estadual e à trilha básica é gratuito.

Já a trilha avançada é chamada de Trilha Completa e além de percorrer os atrativos da trilha básica, também percorre outras áreas exclusivas do parque, com destaque para o ponto onde é possível ver pinturas rupestres. Para fazer esta trilha é preciso estar acompanhado de guia credenciado.

> Para obter mais informações sobre o Cânion Guartelá acesse o post completo que fizemos.

>>> VISITA COM AGÊNCIA: Visite o Cânion Guartelá e a cidade de Castro com agência. Passeio saindo de Curitiba. 

O Salto Santa Rosa é outro grande atrativo de Tibagi! Trata-se de uma bela cachoeira com aproximadamente 60 metros de altura.

O que fazer em Tibagi: Salto Santa Rosa
O que fazer em Tibagi: Salto Santa Rosa
Salto Santa Rosa – Tibagi

A cachoeira fica em uma propriedade privada localizada na zona rural, a cerca de 18 km do centro da cidade.

O acesso é feito através de uma estrada de cascalho transitável por qualquer tipo de veículo.

Além do Salto Santa Rosa, na propriedade também há uma piscina com toboágua e infraestrutura básica para passar o dia. A piscina utiliza a água do próprio rio e por isso tem cor turva. Não é possível dormir e nem acampar no local.

Toboágua no Salto Santa Rosa.
Toboágua no Salto Santa Rosa.
Toboágua no Salto Santa Rosa.

Ainda na propriedade há uma trilha que leva até outras cachoeiras e piscinas naturais localizadas no alto de um morro.

O banho é proibido no Salto Santa Rosa, no entanto é possível usufruir das dependências da propriedade e das piscinas naturais que ficam no alto do morro.

Piscinas naturais no alto do Morro em Tibagi.
Piscinas naturais no alto do Morro em Tibagi.
Cachoeiras e piscinas naturais.

É preciso pagar R$15,00 para ter acesso ao local e usufruir de toda a infraestrutura.

Praticamente ao lado do Salto Santa Rosa está o Salto Puxa-Nervos. Assim como seu vizinho, este salto também está localizado em uma propriedade privada.

O que fazer em Tibagi: Salto Puxa-Nervos
O que fazer em Tibagi: Salto Puxa-Nervos
Salto Puxa-Nervos

O Salto Puxa-Nervos possui uma altura de aproximadamente 45 metros e ao contrário do Santa Rosa, permite banho de cachoeira, embora não tenha um poço para nadar.

O Puxa-Nervos fica no meio da mata e é acessado através de uma trilha curta de cerca de 5 minutos a partir da sede da propriedade, onde está o estacionamento.

Por falar em sede da propriedade, no Salto Puxa-nervos há uma pousada e restaurante. Além disso, também é possível acampar, pois no local também há espaço para camping.

Camping - Salto Puxa Nervos - Tibagi
Camping - Salto Puxa Nervos - Tibagi
Camping – Salto Puxa Nervos – Tibagi

É possível chegar ao alto do salto e praticar rapel, mas para isso é necessário contratar um guia credenciado.

Para acessar o Salto-Puxa nervos é preciso pagar uma taxa de R$5,00.

> Fizemos um post mais detalhado falando sobre os Saltos Santa Rosa e Puxa-Nervos. Acesse para mais informações.

Localizada em uma propriedade privada na área rural de Tibagi, a Fenda do Nick foi descoberta recentemente por moradores locais. Diz a lenda que o antigo dono da fazenda tinha um cachorro que se chamava Nick e foi este cachorro que “descobriu” a fenda após cair nela enquanto caçava.

Fenda do Nick - Tibagi
Fenda do Nick - Tibagi
Fenda do Nick. Foto: Viaje Paraná.

A fenda surgiu há milhões de anos, quando um terremoto provocado por pequenos movimentos tectônicos dividiu um grande bloco de arenito em duas partes.

Esta divisão formou a fenda, que possui quase 1 km de extensão, com altura aproximada de 30 m e um vão de no máximo 1,5 m entre os paredões.

A fenda está dividida em 3 partes, entretanto só 2 partes estão disponíveis para visitação comum. A terceira parte só é acessível através de rapel e precisa ser agendada com antecedência. Em ambos os passeios é obrigatório a contratação de guia credenciado.

Próximo à Fenda do Nick está o Salto da Cotia, que já pertence ao município de Castro. Normalmente o passeio à fenda já é combinado com uma visita ao Salto da Cotia.

Para mais informações sobre valores, horários e agendamentos deixamos aqui o contato da agência que realiza o passeio. Esta agência inclusive realiza outros passeios pela região.

Além de servir de praia para os moradores locais, as águas do Rio Tibagi servem também como palco para os praticantes de Rafting.

Rio Tibagi - Prainha
Rio Tibagi - Prainha
Rio Tibagi

Tibagi é uma das cidades mais conceituadas para a prática do Rafting e atrai pessoas de todo o Brasil para tal fim.

O Rafting praticado no Rio Tibagi pode ser praticado por pessoas leigas e inexperientes, bem como por atletas e praticantes experientes com nível avançado. São vários circuítos e várias opções.

Rafting em Tibagi
Rafting em Tibagi
Rafting em Tibagi. Foto: Viaje Paraná.

Além do Rio Tibagi, o Rafting também pode ser praticado no Rio Iapó, que é o rio do Cânion Guartelá.

Eventualmente também há opção de fazer o boia cross, que é uma descida em boias individuais feitas no arroio da ingrata.

Outra opção para os aventureiros mais radicais é o Rapel! Em Tibagi agências disponibilizam opções de Rapel em várias partes da cidade, incluindo Casacading (Rapel realizado nas águas das cachoeiras) nos Saltos Santa Rosa e Puxa-Nervos.

Quando estivemos em Tibagi pela primeira vez, há cerca de 10 anos, fizemos Rapel em uma ponte da região! Foi o primeiro Rapel da vida e foi louco!

que fazer em Tibagi
que fazer em Tibagi

  • Centro Histórico de Tibagi

O pequeno Centro Histórico de Tibagi é bem bonitinho e destaca-se com algumas edificações históricas bastante interessantes. Em pouco tempo é possível visitar os principais atrativos.

A visita ao centro histórico pode ser iniciada na Praça Leopoldo Mercer, o coração da cidade. Dali é possível visitar praticamente todos os pontos de interesse caminhando.

Logo em frente a praça está a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, que por sua vez fica bem ao lado de uma sequência de edificações importantes, como por exemplo o Museu Histórico, o Palácio do Diamante e a histórica Casa Da Cidade.

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Museu Histórico

O Museu Histórico é um dos mais importantes do estado e conta com um acervo de mais de 5 mil peças.

Museu Histórico
Museu Histórico
Museu Histórico

São 9 salas expositivas que entre outras coisas contam sobre os habitantes originários, os Índios Caingangues; sobre o ciclo da mineração local; e sobre o período do tropeirismo.

O museu tem entrada gratuita e funciona de terça a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h sob agendamento.

Para mais informações e agendamento: (42) 3916-2189 – MUSEU@TIBAGI.PR.GOV.BR

Palácio do Diamante

A edificação mais imponente da região foi construído na década de 30 e atualmente abriga a prefeitura da cidade.

Palácio do Diamante
Palácio do Diamante
Palácio do Diamante

O Palácio de Diamante foi construído pelos padres redentoristas e de acordo com informações da Secretária de Turismo de Tibagi os abrigou por cerca de 50 anos.

Para mais informações: (42) 3916-2200

Casa da Cidade

A Casa da Cidade começou a ser construída na década de 30 e originalmente tinha o propósito de abrigar o Mercado Municipal. O projeto não foi concluído, entretanto em seguida o imóvel acabou sediando a Prefeitura Municipal de Tibagi e a Câmara Municipal.

Casa da Cidade - Tibagi
Casa da Cidade - Tibagi
Casa da Cidade

Depois de ser prefeitura serviu para outros propósitos e atualmente abriga o Departamento de Cultura e o Conservatório Municipal.

Para mais informações: (42) 3916-2187

Atravessando a rua, já na outra quadra, estão outros dois atrativos do centro histórico de Tibagi: a Caixa de água e a Biblioteca Municipal.

Ainda no centro da cidade, às margens do Rio Tibagi, está a Ladeira do Paredão. Esta ladeira é uma espécie de mirante natural do Rio Tibagi e permite que o visitante possa admirar a beleza do Rio Tibagi e das aves que habitam a região.

Ladeira do Paredão - Rio Tibagi
Ladeira do Paredão - Rio Tibagi
Ladeira do Paredão

Ao lado da Ladeira do Paredão está a Ladeira da Nhá Cota. O conjunto das ladeiras forma um espaço de lazer bonito e tranquilo.

O Parque Passo do Risseti foi inaugurado em março de 2003 e é um espaço de entretenimento para os turistas e moradores de Tibagi.

Parque Passo do Risseti - Tibagi
Parque Passo do Risseti - Tibagi
Parque Passo do Risseti

No local há um lago, trilhas para atividades e também o Museu Casa do Colono.

O Parque fica na saída do centro de Tibagi, no caminho de quem vai às Cachoeiras Puxa-Nervos e Santa Rosa.

Museu Casa do Colono

O Museu Casa do Colono fica no Parque Passo do Risseti em uma simpática casa colonial construída no início do século XX.

Museu Casa do Colono - Tibagi - Paraná
Museu Casa do Colono - Tibagi - Paraná
Museu Casa do Colono

Em seu acervo o museu disponibiliza objetos que remetem os costumes de imigrantes europeus e também dos tropeiros.

Para mais informações: (42) 3916 2189

Além de todos os atrativos listados acima, Tibagi ainda possui outros atrativos como morros que proporcionam belos visuais e são ideais para a pratica de voo livre.

É o caso do Morro do Jacaré e do Morro da Comuna.

Não podemos deixar de mencionar o carnaval de Tibagi, que é considerado um dos mais tradicionais do Paraná. Tudo começou na época da mineração de diamantes, quando a maioria dos mineradores eram oriundos do estado da Bahia.

Estes mineradores trouxeram consigo a tradição cultural do Carnaval e desde então a cidade tem como destaque seu carnaval de rua.

  • Hotéis fazendas, pousadas, recantos etc

Tibagi possui uma grande variedade de propriedades privadas que disponibilizam muitas opções de turismo rural e eco-aventura.

Além de hospedagem e muito conforto, estas propriedades disponibilizam aos visitantes experiências bastante interessantes que vão desde atividades como trilhas, passeios a cavalos, banhos de cachoeiras, até interações que simulam atividades dos tropeiros.

Tibagi possui muitas opções para quem procura aventura e adrenalina, entretanto se você procura paz, tranquilidade e descanso, certamente encontrará excelentes opções! Os hotéis fazendas e pousadas da região são super recomendados e são excelentes opções para quem quer um descanso sossegado em meio à natureza.

Como chegar à Tibagi

> ALUGUE UM CARRO: Você pode ALUGAR UM CARRO em Curitiba para aproveitar o melhor Tibagi e região. Faça uma cotação aqui. 

A partir de Curitiba

De Curitiba há duas opções para chegar à Tibagi, a primeira via Ponta Grossa pela BR-376. Em seguida via BR-153 em Alto do Amparo.

A segunda opção também vai pelo mesmo trajeto até Ponta Grossa, porém a partir de Ponta Grossa o trajeto muda em direção a Castro pela PR-151. A partir de Castro via PR-340.

A partir de São Paulo

Partindo de São Paulo via SP-270, o acesso é feito através da SP-258, já no Paraná a rodovia se transforma em PR-151. De Arapoti via PR-090 até Ventania e a partir de Ventania via BR-153.

A empresa Princesa dos Campos faz o Trajeto Curitiba-Tibagi em torno de 4 horas. O valor é de aproximadamente R$70,00 por pessoa, ou seja, uma boa opção é alugar um carro para ir até Tibagi e explorar a região.

Onde ficar em Tibagi

Tibagi possui algumas opções de hospedagens como Campings, hotéis e Hotéis Fazendas.

Deixamos aqui algumas das opções hospedagem em Tibagi com reservas on line.

Pousada Longe Vista (8,7)
Itáytyba Ecoturismo (8,6)
Pousada Aguaraguazu (8,6)

* Nota de avaliação referente a data original deste post.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Tibagi e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da CivitatisGet Your Guide. (atrativos internacionais).

CARRO: Alugue um carro para explorar Tibagi e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o que fazer em Tibagi?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre Tibagi deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:

+ 9 Cidades para conhecer nas proximidades de Curitiba. 
+ Buraco do Padre: conheça uma das cachoeiras mais belas do Paraná.
+ Roteiro de 4 dias nos Campos Gerais. 
+ Parque Estadual de Vila Velha, um dos principais atrativos do Paraná.


Salve este post no Pinterest para ler quando quiser! – Conheça nosso painel.

Tibagi - Paraná
Tibagi - Paraná
Salve esta imagem em seu Pinterest.

Locais

Compartilhe: