Associação Semeando Sonhos de Tibagi e atletas paranaenses de canoagem são homenageados na Assembleia Legislativa | D’Ponta News – Notícias do Paraná

A sessão solene desta terça-feira (02) prestou homenagem aos atletas paranaenses da canoagem brasileira, formados pela Associação Semeando Sonhos do município de Tibagi. Proposto pelo deputado Adriano José (PP), a cerimônia teve por objetivo reconhecer e celebrar os atletas da canoagem brasileira e que recebem apoio e suporte da Associação Semeando Sonhos.

A Associação Semeando Sonhos trabalha para oferecer o desenvolvimento integral, dando assistência às crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e acompanhando a evolução de seus potenciais nas relações afetivas e sociais, por meio de ações e serviços socioeducativos, pedagógicos, psicológicos, esportivos e de lazer, para o crescimento pleno do indivíduo de forma que possa almejar oportunidades e trilhar novos caminhos.

O presidente e proponente da sessão solene, deputado Soldado Adriano José (PP), ressaltou a importância de apoiar associações com estas características e incentivar o esporte de alto rendimento. “Isso tudo começou lá em Tibagi como um projeto social da Associação Semeando Sonhos voltado para crianças no contraturno escolar. E hoje esse projeto se transformou em algo que nem eles acreditavam. A maioria desses alunos, desses atletas da Associação, fazem parte da seleção brasileira de canoagem. É um exemplo, um orgulho para todos nós e nada mais justo que nós, aqui na Assembleia Legislativa, reconhecermos esse importante projeto”.

“Em tempos onde nós estamos discutindo e vendo a liberação de drogas por parte do STF, fazendo com que as nossas crianças possam se envolver cada vez mais no mundo das drogas e automaticamente dos crimes, ter uma Associação, ter pessoas voluntárias preparando essas crianças, esses jovens para o esporte e também para a vida e para o mercado de trabalho, merece todo reconhecimento. Então, fico muito feliz em reconhecer este brilhante trabalho e poder homenagear toda a diretoria da Associação, que tem feito um trabalho transformador na vida dessas crianças e desses jovens”, completou o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Adriano José (PP).

Jogos Olímpicos de Paris 2024

O técnico da seleção brasileira de canoagem que participará das próximas Olimpíadas, em Paris, Ricardo Martins Taques, foi um dos homenageados e comentou sobre o reconhecimento da Assembleia Legislativa. “ É muito importante esse reconhecimento vindo dos parlamentares paranaenses para a canoagem e para a Associação Semeando Sonhos. Foi na Associação que eu comecei e o esporte para mim abriu portas inimagináveis. Eu fui atleta durante 15 anos, por pouco não consegui representar o país como atleta nos Jogos Olímpicos, mas hoje estou me realizando como treinador da seleção brasileira de canoagem que vai a paris na semana que vem. Estamos bastante confiantes, vocês sabem, né, Jogos Olímpicos são um misto de emoção com preparo físico, uma mescla de tudo, mas voltamos dias atrás das etapas do Mundial de Canoagem na Eslováquia, participamos de três etapas e fomos muito bem, tivemos dois pódios e, se não me engano, seis finais, então estamos bastante confiantes para obtermos bons resultados em Paris”.

Para o treinador da Associação Semeando Sonhos de Tibagi e atleta da seleção brasileira, André Luiz de Paula, a região de Tibagi propicia a prática do esporte porque existem muitos rios e corredeiras. “A canoagem em Tibagi começou no final dos anos 90, mas a Associação é de 2014. Nosso trabalho é social com âmbito esportivo. Temos o objetivo de formar atletas olímpicos, mas ao mesmo tempo, fazer um trabalho social junto. Trabalhamos com 30 atletas, até pela questão de segurança, são atividades nos rios com corredeiras, mas a partir de 8 anos eles já andam nessas corredeiras. E para participar do projeto os alunos precisam demonstrar valores, como bom comportamento, disciplina, e ir bem na escola. Conforme eles vão evoluindo a Associação vai dando o suporte necessário porque muitos alunos são de famílias carentes e que não tem condições de oferecer material, uniformes, etc.”.

Homenageados

Ao final da sessão solene, foram distribuídos diplomas de Menção Honrosa com os dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição do deputado soldado Adriano José, concede Votos de Congratulações pela excelência prestada o trabalho que desenvolve, o qual promove o desenvolvimento humano e social das novas gerações, através de práticas esportivas, especialmente a canoagem. Sua liderança e dedicação exemplares são fundamentais para inspirar e motivar toda a sociedade, demonstrando um compromisso notável com o bem-estar e o progresso da comunidade”.

Foram homenageados pela Associação Semeando Sonhos do município de Tibagi, o presidente Daniel dos Santos, a vice-presidente Jaqueline da Silva Bastos, a conselheira Gilvane de Oliveira Pereira, os conselheiros Rudy Prestes Carvalho, Ricardo Martins Taques e Luiz Carlos Taques Ribeiro, o secretário Danilo Barreto de Lima, o tesoureiro Homero Jorge Davascio e o fotógrafo José Júnior Prado.

Os atletas paranaenses que representaram o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Canoagem em 2024 também foram homenageados: Allan Kauã da Silva Ferreira conquistou o 5º lugar na categoria K1 Sub23 no Pan e é o atual campeão sul-americano de canoagem; André Luiz de Paula conquistou o 2º lugar no Campeonato Sul-Americano de Kayak Cross no Chile em 2023 e é o atual técnico da seleção brasileira de canoagem; Luiz Antônio da Silva Machado conquistou o 3º lugar na categoria C1 Sub 23 no Pan e Fábio Schena D. Rodrigues é atleta de canoagem e compete pela Associação Semeando Sonhos.

da Alep


Compartilhe: