PG terá evento do Exército com prova hípica e foodtrucks

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada vai realizar, em Ponta Grossa, um evento inédito do Exército Brasileiro. O encontro será composto pela 1ª Temporada Hípica da 5ª BDA C BLD e da 7ª Temporada Hípica do Colégio Militar de Curitiba. A competição promete reunir soldados, estudantes e famílias no interior do 3° Regimento de Carros de Combate (próximo ao Centro de Eventos) nos dias 2, 3 e 4 de agosto.

Evento do Exército em Ponta Grossa

O evento competitivo deve reunir cerca de 280 participantes, além das famílias e amigos dos competidores, pois será encontro aberto à sociedade. No total, serão 70 conjuntos, compostos por cavaleiro, cavalo e dois tratadores, integrantes de colégios militares e civis.

Por se tratar de uma grande movimentação de pessoas (cerca de 3 mil pessoas/dia), e ser um evento aberto ao público, também haverá outras atividades paralelas à competitiva. Os organizadores estão prevendo a instalação de uma praça gourmet com foodtrucks, exposição de blindados, brinquedos para as crianças e um happy hour com música da banda do 13º Batalhão de Infantaria Blindada (13 BIB). Outros detalhes do evento serão divulgados nos próximos dias.

Aniversário

A Temporada Hípica ocorre em celebração ao aniversário da 5ª BDA C BLD, que completa em 2024 seus 90 anos de criação, e presença há 80 anos em Ponta Grossa. Na cidade, a sede da 5ª Brigada fica em um edifício histórico, localizado diante da Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Catedral), onde antes funcionou um hotel. Hoje o espaço é adaptado como sede administrativa.

Características

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, com sede em Ponta Grossa, é composta por 12 quartéis, subordinados. Em PG são quatro: O centenário 13 BIB em Uvaranas, o 3º Regimento de Carros de Combate (3ºRCC) no Bairro Contorno, o Esquadrão de Comando, na Avenida Visconde de Mauá, Bairro Oficinas e o Pelotão de Polícia do Exército, em Uvaranas, junto do 13 BIB.

Os outros oito quartéis subordinados estão um em Castro, dois em Rio Negro, um em Porto União e quatro em Curitiba. São cerca de 4.850 homens e mulheres, nessa que é uma das mais potentes da América do Sul, conforme ranking internacional elaborado pela ONU com base em equipamentos, homens, treinamento, além dos carros de combate e localização estratégica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.


Compartilhe: