Assembleia Legislativa do Paraná | Notícias > Empresário Paulo Hermínio Pennacchi é o novo Cidadão Honorário do Estado do Paraná

A sessão solene desta quarta-feira (03), no Plenário da Assembleia Legislativa, proposta pelos deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Tiago Amaral (PSD) teve por objetivo conceder o título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário do município de Arapongas, senhor Paulo Hermínio Pennacchi em reconhecimento a todo trabalho e dedicação no desenvolvimento da economia do estado e pelo conjunto de ações filantrópicas em favor das famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade.

O proponente da homenagem, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) justificou a importância da concessão do título honorífico. “O Paulo é um amigo de longa data, eu já conheço ele há mais de 25 anos e passei a conviver com ele quando fui convidado a participar do Grande Clube de Serviços lá de Arapongas. E a partir daí construímos uma grande amizade. E depois ele idealizou a Casa do Bom Menino e o Projeto Crescer. Nós fizemos uma união com essas duas entidades e começamos a trabalhar juntos dentro de Arapongas para buscar recursos para essas duas entidades. É um grande empresário, realmente um visionário e merecedor deste reconhecimento por tudo que ele faz”.

O deputado Tiago Amaral (PSD), igualmente proponente da homenagem disse que “certas pessoas são exemplos, modelos de homem, de cidadão, pai de família, de empresário. E a sua história e a sua luta justificam e inspiram a gente. As pessoas precisam ser reconhecidas não só por aqueles que estão no seu convívio próximo, mas elas precisam ser reconhecidas por todo o nosso estado. E o Paulo é uma destas pessoas que mais merece essa titulação, esse reconhecimento, essa honraria dos paranaenses”.

Para o homenageado, senhor Paulo Hermínio Pennacchi “as emoções são grandes porque o menino que veio das Minas Gerais com seis anos de idade, chegou em Arapongas e agora ser homenageado aqui hoje, um festejo muito grande. Estou aqui há 69 anos e o Paraná nos recebeu de braços abertos. Estamos aqui trabalhando, defendendo os interesses do Paraná, gerando trabalho, fazendo trabalho social e, por isso, para nós, é um privilégio, uma honra receber esse título hoje. 

O governador em exercício do estado do Paraná, Darci Piana comentou que “para começar, amigo não tem defeito. E como é que fazemos para encontrar um amigo que não tem defeito? É só conhecer o Pennacchi. Esse homem é sério, responsável, amigo dos amigos, amigo até daqueles que não são amigos. E tem feito um trabalho social fantástico, foi meu companheiro de Federação do Comércio, me ajudou muito como presidente do Sindicato dos Atacadistas de Gêneros Alimentícios do Paraná. E foi tudo que um amigo pode ser, companheiro e leal. É mais do que merecida esta homenagem. 

Biografia

Paulo Hermínio Pennacchi, 73 anos, é economista, formado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), empresário e entusiasta do associativismo e do servir. 

Em 1º de maio de 1.972 foi convidado para ingressar no Lions Club Arapongas, clube que presidiu nas gestões de 1976/1977 e 1999/2000. Em 1976, os leões do Lions Clube Arapongas, após terem construído a APAE, decidiram criar um orfanato. Assim, surge a Casa do Bom Menino, uma casa lar que funcionou durante 27 anos nesse sistema, onde centenas de crianças foram abrigadas e adotadas. 

Em 2005, o espaço foi transformado num projeto de contra turno escolar. Nasce o Projeto Crescer, que começa a funcionar com 65 alunos. Esta instituição, que tem como missão Edificar pessoas através da Educação, matriculou este ano 943 alunos, provenientes de famílias de baixa renda, cursando do 4º ao 9º ano, em escolas públicas. 

O Projeto oferece mais de 20 oficinas nas áreas culturais e pedagógicas, além de café da manhã, da tarde e almoço. Em 2023, serviu mais de 195.000 refeições. Funciona em duas unidades e emprega 79 colaboradores. Já passaram pela instituição mais de 5.500 alunos.

Foi sócio fundador da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). Foi vice-presidente de 1.989 a 1998. Presidente de 1999 a 2004. Presidiu os Conselhos Deliberativos, Fiscal e Consultivo da ABAD de 2005 a 2020.Em sua gestão, fundou 14 filiadas estaduais, completando assim a representatividade nacional da associação. Implantou a cultura da Responsabilidade Social. Durante a sua gestão, a Central de negócios beneficiou milhares de atacadistas e distribuidores do Brasil.

Presidiu o Conselho da Junior Achievement no estado do Paraná, de 2.009 a 2.014. Uma ONG que estimula a cultura empreendedora entre estudantes do ensino Fundamental e Médio e foi vice-presidente da Fecomércio Paraná de 2014 a 2022.

Participaram da sessão solene o presidente da cerimônia e proponente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), deputado Tiago Amaral (PSD), igualmente proponente da homenagem; o governador em exercício do estado do Paraná e presidente da Fecomércio, Darci Piana; o homenageado Paulo Hermínio Pennacchi; 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joeci Machado Camargo; prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio), Ari Faria Bitencourt; presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FEIP/PR), Irineu Munhoz e o governador do Distrito DL6 do Lions Internacional, Mauro Sérgio Ribeiro.

Compartilhe: