Paraná libera investimentos de R$ 680 milhões para obras de saneamento – CBN Curitiba – A Rádio Que Toca Notícia

O Paraná liberou, nesta terça-feira (02), um pacote de investimento em saneamento rural e urbano e distribuição de água, além da conclusão de obras do setor. O pacote envolve cerca de R$ 680 milhões. Pelo programa Sanepar Rural serão colocados em operação poços e instaladas redes de distribuição de água em comunidades rurais de 14 municípios. Já os investimentos urbanos envolvem ampliação de coleta e tratamento de esgoto e operacionalização de novos reservatórios e sistemas de captação de água.

O governador em exercício Darci Piana, destacou que a meta do Paraná é alcançar 90% no tratamento de esgoto até 2026.


Wilson Bley Lipski, diretor-presidente da Sanepar, reforçou que as obras que já estão em andamento devem ser entregues nos próximos seis meses.

Atualmente, 100% da área dos 344 municípios paranaenses de abrangência da Sanepar possui abastecimento de água. As novas obras visam garantir a continuidade dos serviços, com ampliações para suprir o potencial aumento de demanda da população.

Já no caso da coleta de esgoto, segundo o presidente da Sanepar, a empresa tem como meta passar de 80,2% para 90% a cobertura até 2027, antecipando em seis anos o prazo estipulado para este percentual no Marco Nacional do Saneamento Básico. Atualmente, 100% do esgoto coletado pela empresa é tratado.

Compartilhe: