Roteiro de Bolsonaro em julho no Paraná contempla cidades do Oeste – O Presente

No Paraná
A agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste mês no Paraná tem no roteiro as cidades de Campo Mourão, Londrina e Maringá. Arapongas, Cianorte, Umuarama, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

PcD
Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Do Carmo (União), que assegura aos portadores de fibromialgia os mesmos direitos e garantias concedidos às pessoas com deficiência. Um novo debate entrará em pauta este mês e se aprovada, a lei considerará as pessoas diagnosticadas com fibromialgia possuidoras de impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e sensorial, que podem comprometer sua vida digna e saudável.

Estatuto
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei federal de 2015, o brasileiro com deficiência tem direito a tratamento prioritário na saúde pública, vagas de trabalho em empresas com cem ou mais empregados e no serviço público, por meio de concurso através de cotas, aposentadoria diferenciada, educação adaptada a sua necessidade, isenção de tributos como o IPI sobre automóveis e isenção no transporte coletivo urbano, entre outros benefícios.

Cidadão do Paraná
O ex-governador João Dória (SP) vai receber o título de cidadão honorário do Paraná nesta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa. A proposição é da segunda-secretária do legislativo, deputada Maria Victória (PP). “João Dória possui capacidade de liderança e visão inovadora na prestação de serviços de excelência. É dedicado e focado em resultados. Um exemplo de como a combinação de talento empresarial e compromisso com o serviço público”, disse.

Xadrez Sesc
O GM brasileiro Renato Quintiliano venceu pela segunda vez a competição principal do Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá. Campeão da primeira edição, em 2015, o enxadrista repete em 2024 a sua vitória. Ele que se prepara para as Olimpíadas de Xadrez, em setembro na Hungria.

De perto
O deputado Fernando Giacobo (PL), presidente da Comissão da Agricultura, disse que vai acompanhar de perto o lançamento do Plano Safra 24/25 de R$ 475,5 bilhões na próxima semana. “Lamentamos o adiantamento por parte do governo federal na última semana. Esperamos que o tema seja tratado com a urgência e a importância que os produtores rurais merecem”, disse.

Mercosul
O presidente Lula (PT) participa na próxima segunda-feira, 8, em Assunção, da 8ª reunião dos presidentes dos países do Mercosul. O presidente da Argentina, Javier Milei, diz que não vai. Lula deve esticar sua agenda e visitar o presidente Luís Arce na Bolívia.

Parlasul
Foz vai sediar no dia 18 de agosto a plenária do Parlamento do Mercosul. São esperados mais de 100 parlamentares no cineteatro da Itaipu Binacional. O vice-presidente do Parlasul, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) visitou o presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales (União), e destacou que um dos temas em debate vai tratar da resolução de questões fronteiriças, problemas recorrentes como taxas e atrasos em razão de filas, particularmente com a Argentina e diversas outras questões que precisam ser resolvidas.

Observatório
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) propôs a criação de um observatório social para acompanhar e fiscalizar a evolução dos contratos de concessão do pedágio nas rodovias no Paraná. “Ou criamos um instrumento social e mobilizamos a sociedade para ser protagonista na fiscalização dos pedágios ou vamos ter dificuldades no futuro”, disse.

Pesquisa
O Paraná Pesquisas registrou novo levantamento no TSE para Curitiba. Serão 800 entrevistas e a divulgação poderá ser feita a partir de quinta-feira, 2. A pesquisa foi contratada pela Band TV e na lista dos pré-candidatos estão André Caldas (Psol), Beto Richa (PSDB). Cristina Graeml (PMB0, Eduardo Pimentel (PSB,) Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP) , Ney Leprevost (União), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.


Compartilhe: