João Dória recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

João Dória se tornou Cidadão Honorário do Paraná.| Foto: Orlando Kissner/Assembleia Legislativa do Paraná

O ex-governador de São Paulo, João Dória, recebeu nesta quinta-feira (4) o título de Cidadão Honorário do Paraná. A honraria foi entregue em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) mais de 35 anos depois de ter sido concedida pelo então governador Alvaro Dias, por meio de uma lei estadual publicada em outubro de 1988.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O título havia sido proposto pelo então deputado estadual José Felinto, em junho de 1988, quando Dória era presidente da Embratur. Na proposição, Felinto justificou a concessão da honraria ao apoio da empresa para a construção, na época, do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O ex-deputado faleceu em 2022, aos 70 anos.

“Estou feliz como cidadão, feliz como brasileiro, feliz por alguém que admira o estado do Paraná há tantos anos. Este é o estado do trabalho, o estado da cultura, o estado da verdade, que é um exemplo para o Brasil. Eu sei disso primeiro como cidadão, depois tendo sido prefeito da cidade de São Paulo e governador do estado, convivendo com autoridades, prefeitos, governadores, deputados e aqueles que fazem do Paraná uma grande força não só na política, mas um exemplo para o Brasil”, afirmou Dória durante a sessão solene desta quinta.

A homenagem e a entrega do título à João Dória foi uma proposição da deputada Maria Victoria (PP), segunda secretária da Alep. “Que o vínculo estabelecido hoje se fortaleça ao longo dos próximos anos e abra caminhos para que possamos unir esforços em projetos, iniciativas e discussões relevantes ao desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, comentou a deputada.

Participaram da solenidade o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e os ex-governadores do Paraná Beto Richa, Orlando Pessuti e Cida Borghetti.

Vida pública de Dória começou na área do turismo

João Agripino da Costa Doria Junior nasceu em 1957, em São Paulo. É empresário, jornalista, publicitário e foi governador paulista entre 2019 e 2022, além de prefeito da capital São Paulo entre os anos de 2017 e 2018. Antes dos cargos eletivos, Dória exerceu funções públicas na área de turismo, como secretário municipal e presidente da Empresa de Turismo de São Paulo (Paulistur) entre 1983 e 1986, na gestão de Mário Covas. Ele também presidiu a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Conselho Nacional de Turismo entre os anos de 1986 e 1988.

No setor privado, foi diretor de Comunicação da Rede Bandeirantes de Televisão (1979-1982), professor de Marketing na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo (1981 a 1983), além de fundador e vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau e do Lide (grupo de líderes empresariais). Ele se tornou conhecido do grande público como palestrante, organizador de eventos empresariais e apresentador de programas de TV.

Em Curitiba, Dória também cumpriu agenda com a unidade paranaense do Lide. “A vinda dele aproxima a nossa visão dos membros do Lide, e mostra que com tantos grupos de empresários que surgiram nos últimos anos, o Lide é pioneiro e segue sua missão de fomentar o desenvolvimento empresarial e a inovação em todo o Brasil”, disse a presidente do Lide Paraná, Heloísa Garrett.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Compartilhe: