Rede CBN passa a contar com estações em FM nas três capitais da Região Sul


A Rede CBN, marca de jornalismo do Sistema Globo de Rádio, que é liderada pelas rádios CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, passa a contar com presença nos dials em FM das três capitais da Região Sul do país. A marca foi alcançada na quinta-feira (4), após a CBN AM 1340 de Porto Alegre concluir a sua migração AM-FM para a faixa FM, agora atendendo o mercado gaúcho como CBN FM 79.1. Vale lembrar que essa marca de presença em FM em todas as capitais de uma região já era obtida pela CBN no Sudeste e no Centro-Oeste.

Na quinta-feira (4), os ouvintes da Grande Porto Alegre perceberam a ativação da CBN FM 79.1 a partir das 17h00, fato que também resultou no retorno da marca ao dial gaúcho. Tradicionalmente em AM 1340, a estação teve sua estrutura comprometida pelas chuvas e enchentes que assolaram a região no mês de maio. Como já estava em processo de migração para o FM e a transmissão em AM ficou inviável pelos danos causados, o retorno ocorreu direto em 79.1 FM.

A CBN Porto Alegre é uma estação que está entre as veteranas da Rede CBN. Foi implantada pelo Grupo RBS em 1996, inicialmente em AM 1120. Depois, em 1999, se fixou na frequência AM 1340, que persistiu até maio passado. Agora, a rede jornalística do Sistema Globo de Rádio opera a partir do Morro da Polícia, em Porto Alegre, em FM. A novidade também marca a primeira eFM da CBN, ou seja, em FM estendido, parte do dial de 76 a 87 MHz.

O processo de migração AM-FM também beneficiou outra capital da região Sul do país: em 2022, a CBN FM 90.3 de Florianópolis (SC) foi implantada, resultando no encerramento do processo de ida para o FM da tradicional CBN Diário AM 740. Também originada da RBS, a CBN Floripa é controlada pelo grupo que sucedeu a marca gaúcha, a NSC. Antes, o grupo local chegou a operar a CBN em outro canal de FM: a 91.3 FM.

Em Curitiba (PR), mesmo com passagem pela faixa AM em 550 AM e 670 AM, a operação da CBN sempre foi ininterrupta em FM, desde 1995, quando operou em 90.1 FM. Desde novembro de 2021, a marca conta com a atual CBN FM 95.1.

Sudeste e Centro-Oeste

Nessas outras duas regiões, a CBN já contava com presença no dial FM de todas as capitais. No Sudeste, com três estações próprias do Sistema Globo de Rádio, a marca opera em São Paulo (90.5 FM), Rio de Janeiro (92.5 FM), Belo Horizonte (106.1 FM) e conta com a afiliada CBN FM 92.5 de Vitória, no Espírito Santo. Já no Centro-Oeste, além da estação própria em Brasília (95.3 FM), a CBN está em Goiânia (97.1 FM), Campo Grande (93.7 FM) e Cuiabá (95.9 FM).

As únicas capitais que não contam com operação da CBN, seja no AM ou FM, são: Teresina (Nordeste), Aracaju (Nordeste), São Luís (Nordeste), Porto Velho (Norte) e Boa Vista (Norte). Salvador foi uma das praças recentes para a CBN em FM, após seu retorno ao FM baiano, através da CBN FM 100.7, ocorrido em 2023.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura ‘tudoradio.com’

Tags:
CBN, rede, FM, expansão, afiliadas, emissoras, Sul, Porto Alegre





Source link

Compartilhe: