A música que os especialistas recomendam para acalmar a ansiedade e que é surpreendentemente eficaz


A música que os especialistas recomendam para acalmar a ansiedade e que é surpreendentemente eficaz

Saiba mais sobre a pesquisa que revela qual melodia é indicada para acalmar a mente e os sintomas da ansiedade

Você já parou para pensar no poder que a música tem sobre nossas emoções? Especialmente quando se trata de acalmar a ansiedade, parece que certas canções têm um poder quase que mágico nos sintomas desse transtorno. Mas será que existe uma fórmula musical secreta para isso?

De acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade da Pensilvânia, sim. O MinhaVida revelou a música mais indicada por esses especialistas para tranquilizar a mente e os sintomas da ansiedade. Confira!

Quem nunca pesquisou tipos de músicas para relaxar em momentos de estresse e ansiedade? O efeito ao ouvir essas canções, quase que imediato, pode até parecer mágica, mas um estudo recente realizado pela Universidade da Pensilvânia aponta que existe uma explicação científica para isso.

De acordo com os resultados, ouvir música suave e melódica pode realmente reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo. Isso significa que aquela canção favorita pode não apenas alegrar seu dia, mas também ajudar a relaxar profundamente, combatendo a ansiedade de maneira natural.

No estudo, os cientistas escolheram um grupo de 157 pacientes e tocaram diversas músicas, como “Someone like you”, de Adele, “Porcelain”, de Moby, e “Canzonetta Sull’aria”, de Mozart. Todas eram músicas calmas e, como esperado, produziram uma sensação de tranquilidade nos participantes. Mas teve uma em especial que gerou um resultado surpreendente.

Leia mais: 7 terapias naturais que ajudam contra insônia, ansiedade e estresse

Esse mesmo estudo apontou que a música “Weightless”, da Marconi Union, ficou em primeiro lugar entre as músicas que mais relaxavam as pessoas.

De acordo com os dados biométricos coletados, a exposição a essa música reduziu a ansiedade em cerca de 6% a mais do que a média das técnicas de relaxamento estudadas, como as massagens relaxantes. 

Os resultados também mostram que a música foi 11% melhor em comparação com as outras músicas analisadas.

Quando a ansiedade interfere na vida, nos relacionamentos e nas atividades cotidianas, pode significar que algo não vai bem. 

A psicóloga Adriana de Araújo afirmou, em um artigo para o MinhaVida, que quando o sentimento de ansiedade se torna excessivo, persistente e já não protege corretamente, pode ser um indicador importante de um possível transtorno de ansiedade, sendo fundamental pedir ajuda.

“Profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, são especialistas que estudaram e foram treinados para ajudar no tratamento da ansiedade e outras questões emocionais. O tratamento pode envolver psicoterapia, medicação, técnicas de relaxamento diárias e mudança no estilo de vida”, afirmou a especialista.

Adriana ainda explica que a psicoterapia é altamente eficaz no tratamento da ansiedade: “Com diversos estudos e comprovação científica, o tratamento ajuda os indivíduos a identificar e modificar padrões de pensamento negativos, aprender habilidades de enfrentamento saudáveis e desenvolver estratégias de resolução de problemas”, detalhou.

Mas na prática, como podemos acalmar os indícios de ansiedade? A psicóloga indica oito técnicas que são eficazes:

  1. Pratique técnicas como respiração profunda e meditação;
  2. Estabeleça limites e saiba dizer não quando necessário;
  3. Mantenha uma rotina regular e saudável, mesmo nos fins de semana;
  4. Pratique regularmente para liberar tensões e promover o bem-estar emocional;
  5. Reduza o consumo de cafeína e outras bebidas estimulantes;
  6. Cultive atividades que tragam prazer e satisfação;
  7. Busque o apoio de amigos e compartilhe seus sentimentos com pessoas de confiança;
  8. Não hesite em buscar ajuda de um psicólogo, pois só ele é capaz de ajudar a entender e tratar as causas da ansiedade.

Leia também: Mindfulness: prática ameniza ansiedade, estresse e ajuda na perda de peso



Source link

Compartilhe: