Levantamento aponta Diamante do Norte como uma das melhores cidades do Paraná para morar

REINALDO SILVA

Da Redação

Diamante do Norte ocupa a sétima posição entre as melhores cidades para morar no Paraná. A classificação foi feita pela Gazeta do Povo com base em 21 indicadores que avaliam características dos 399 municípios e apontam a qualidade de vida dos moradores.

O ranking considerou, por exemplo, o avanço na área da educação, compilando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a taxa de analfabetismo.

Já no quesito economia, o levantamento analisou o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos durante o ano, e a população empregada.

Município do Noroeste do Paraná aparece na sétima colocação da média geral do estado
Foto: Arquivo DN/Diamante do Norte

Na área de infraestrutura, a pesquisa incluiu o percentual de pavimentação asfáltica; os serviços de saneamento básico, com distribuição de água potável e tratamento de esgoto; e o alcance da coleta de lixo.

Também foram avaliados índices de homicídios e suicídios, acidentes de trânsito, expectativa de vida, saúde e cultura, além do número de famílias em situação de rua.

Segundo os dados da Gazeta do Povo, divulgados no começo deste mês, Miraselva foi o município com melhor desempenho, com média de 7,35 pontos. Seguem a lista Cornélio Procópio (7,33), Kaloré (7,23), Maringá (7,19), Pato Branco (7,15), Indianópolis (7,15), Diamante do Norte (7,10), Assis Chateaubriand (7,10), Siqueira Campos (7,04) e Goioerê (7).v

Compartilhe: