Rio Grande do Sul enfrenta nova onda de frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 10, um alerta laranja de perigo para o Rio Grande do Sul em decorrência da onda de frio que atinge o Estado. 

Segundo o órgão, o alerta destaca que o período representa um “risco à saúde” por causa do frio intenso. As temperaturas ficam 5ºC abaixo da média no Rio Grande do Sul durante, pelo menos, de 3 a 5 dias.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

De acordo com o Inmet, serão afetadas pelo frio extremo as seguintes áreas do Rio Grande do Sul:

  • Sudoeste Rio-grandense;
  • Noroeste Rio-grandense;
  • Centro Ocidental Rio-grandense;
  • Metropolitana de Porto Alegre;
  • Sudeste Rio-grandense;
  • Nordeste Rio-grandense; e
  • Centro Oriental Rio-grandense.

Onda de frio não atinge só o Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está enfrentando uma intensa onda de frio, com temperaturas caindo abaixo de zero, mas outras capitais brasileiras também são atingidas pelo frio intenso.

Em São Paulo, apesar de não ter batido o recorde de frio do ano, a temperatura máxima foi de 15,1ºC, a menor desde 30 de junho, quando os termômetros chegaram a 17,1ºC.

Além disso, a capital paulista ultrapassou a marca de chuva esperada para julho em apenas dois dias, somando 48 milímetros.

Leia também: “Frente fria derruba temperaturas e provoca chuvas em São Paulo”

Outras capitais também enfrentaram recordes de baixas temperaturas máximas. Campo Grande teve 15,7ºC, igualando-se à menor marca do ano, de 27 de maio.

Florianópolis registrou 13,8ºC, superando o recorde anterior de 14,2ºC. Curitiba teve máxima de 10,2ºC, menor que os 11,8ºC registrados na segunda-feira 8, segundo o Climatempo.

Leia também: “Cidade de Santa Catarina encara frio de 0ºC nesta quarta-feira”

A previsão é que o frio continue no Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. As baixas temperaturas são causadas por uma massa de ar frio de origem polar, combinada com um sistema de baixa pressão, trazendo nuvens e chuva para parte do Estado. Com o céu nublado, as mínimas devem subir, alcançando no máximo -3ºC, de acordo com a MetSul.

Compartilhe: