SC tem frio intenso, e sensação térmica chega a -26,9°C

A cidade de Bom Jardim da Serra, na região sul de Santa Catarina, teve frio intenso e sensação térmica de -26,9°C na madrugada desta quinta-feira, 11, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As medições foram realizadas por volta das 5h.

O Inmet também informou que a temperatura mínima na cidade foi de 2,8°C, com registros feitos entre 2h e 5h. No vale do Caminhos da Neve, próximo a São Joaquim, a temperatura chegou a -0,9°C. Várias regiões tiveram geada intensa.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que as regiões do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí podem receber chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do dia, com raios e alagamentos.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Frio será reforçado em áreas do Centro-Sul do Brasil

Nesta quinta-feira, uma nova frente fria avança no Sul do Brasil e deve manter o ar frio sobre boa parte do Centro-Sul do país nos próximos dias. Segundo a Climatempo, o sistema vai provocar mais chuva e intensificar a sensação de frio.

A frente fria vai se deslocar rapidamente pelo Sul, canalizando umidade para Mato Grosso do Sul e São Paulo até o final do dia. À medida que avança, ela arrasta uma massa de ar polar continental, que vai provocar queda acentuada nas temperaturas.

Leia também: “Onda de frio: temperaturas despencam em várias regiões do Brasil nesta semana”

Durante o inverno, a menor incidência de radiação solar prolonga as noites e as madrugadas, favorecendo quedas mais intensas nas temperaturas.

A ausência do sol por longos períodos contribui para manter as temperaturas baixas durante o dia, enquanto a radiação solar limitada é insuficiente para elevar o calor.

Esse cenário, segundo a Climatempo, tem sido acompanhado por dias chuvosos, que intensificam ainda mais a sensação de frio desde o último dia 6 de julho, quando começaram as sequências de frentes frias.

Compartilhe: