Chuvas intensas provocaram enchentes repentinas no Texas, no sul dos Estados Unidos, resultando em pelo menos 24 mortes, conforme confirmado pelas autoridades locais nesta sexta-feira, 4. O número de vítimas pode subir, já que ainda há pessoas desaparecidas, incluindo crianças, segundo informações fornecidas pelo condado de Kerr.
🚨 BREAKING: HUNDREDS of National Guard troops are being deployed to assist with Search and Rescue operations in Central Texas amid catastrophic flooding
MANY roads are impassable.
Rescue helicopters are having a tough time flying due to continued inclement weather.
PRAY.… pic.twitter.com/66fSGgNnTw
— Nick Sortor (@nicksortor) July 5, 2025
Em coletiva de imprensa, Rob Kelly, autoridade do condado de Kerr, explicou que os dados sobre as vítimas das enchentes ainda estão sendo apurados. “Temos alguns números, mas não vamos usá-los neste momento”, declarou. “Estamos tentando obter as identidades destas pessoas, mas ainda não as temos.”
Entre os desaparecidos, encontram-se crianças que participavam de um acampamento de verão. Kelly destacou que a quantidade exata de pessoas não localizadas ainda é incerta. “Sabemos que há alguns desaparecido”, declarou. “Mas quantos exatamente, quantos estão desaparecidos e não contabilizados, não estamos certos desse número.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
My heart is broken and hurting for the people in Kerr County, Texas.
These images and videos bring me back to the morning Hurricane Helene hit us in Western North Carolina.
Nothing can prepare you for this.
My whole heart is hurting for all of you,pic.twitter.com/n5u6seDi2a
— Matt Van Swol (@matt_vanswol) July 4, 2025
Kelly também mencionou a surpresa das autoridades diante do desastre: “Não sabíamos que esta inundação viria, estejam certos de que ninguém sabia que este tipo de inundação viria”.
“Temos inundações o tempo todo e lidamos com inundações regularmente”, destacou a autoridade. “Não tínhamos razões em absoluto para acreditar que seria algo como o que ocorreu aqui.”
🚨Life-Threatening Flood
📍 Kerrville, Texas
📍Guadalupe RiverThe Guadalupe River in Kerrville, Texas, is experiencing catastrophic flooding this morning, reaching the second-highest level on record and surpassing the devastating 1987 flood.
The River surged to a reported 34… pic.twitter.com/RdbZtmgg58
— Globe Alerts (@Globe_Alerts) July 4, 2025
Chuvas recordes e alertas de enchentes
Relatórios da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos indicam que o rio Guadalupe, no centro do Texas, teve uma elevação alarmante, passando de dois metros para mais de nove metros em poucas horas. O serviço meteorológico emitiu recomendações para que os moradores evitassem deslocamentos e procurassem áreas mais elevadas nas proximidades do rio.
Em junho, a cidade de San Antonio já havia registrado pelo menos dez mortes em enchentes causadas por fortes chuvas. Nesta sexta-feira, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta de emergência para o noroeste do condado de Travis e o leste do condado de Burnet, próximo ao lago Travis, até as 5h da manhã.
Segundo o órgão, entre 7 e 18 centímetros de chuva caíram na região ao norte do lago Travis, com alguns pontos superando 25 centímetros nas últimas horas. Em algumas áreas, houve registros de até 15 centímetros de precipitação em apenas uma hora, e até 13 centímetros adicionais eram esperados. A situação foi classificada como “particularmente perigosa”, com risco elevado para a população.
Trump diz que tragédia é ‘chocante’


O presidente Donald Trump se manifestou sobre a tragédia no Texas, definindo as mortes como “terríveis”. Ele afirmou estar em contato com o governador Greg Abbott para coordenar o suporte federal necessário.
“Eles ainda não sabem a resposta sobre quantas pessoas, mas parece que alguns jovens morreram”, disse Trump, chamando o episódio de “chocante”. Questionado sobre o auxílio federal, o presidente respondeu: “Sim, nós vamos cuidar disso. Estamos trabalhando com o governador”.