A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 51% em julho, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 24. O índice de aprovação é de 43%. Outros 5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.


No levantamento anterior, realizado em maio, a desaprovação era de 54% e a aprovação, de 40%. A pesquisa ouviu 2,5 mil pessoas entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,45%.
Veja a íntegra da pesquisa:
Nordeste lidera aprovação de Lula; Sul concentra maior rejeição
A região Nordeste registra a maior taxa de aprovação ao governo Lula, com 53%. No Sul, o apoio é o menor entre as regiões, com 36% de aprovação e 57% de desaprovação. Já na região Norte, 41% aprovam a gestão. No Sudeste, esse índice é de 40%, enquanto no Centro-Oeste chega a 42%.


O otimismo em relação ao futuro do governo também cresceu. Subiu de 39% para 42% o número dos que esperam melhora nos próximos seis meses. Já os que preveem piora oscilaram de 44% para 43%. Para 13%, a situação deve permanecer igual — eram 16% na pesquisa anterior.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O levantamento ainda mediu a percepção dos brasileiros sobre outras instituições. A Câmara dos Deputados tem 24% de aprovação e 63% de desaprovação. No Senado, os índices são de 25% e 61%, respectivamente. Já o Supremo Tribunal Federal é aprovado por 43% e reprovado por 49%.