Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

660 mil pessoas viram Lady Gaga em Copacabana

Uma análise da BBC, divulgada nesta terça-feira, 15, coloca em dúvida o número oficial de presentes no show da cantora norte-americana Lady Gaga, em Copacabana, realizado quatro meses atrás.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Segundo reportagem do veículo britânico, a capacidade do local da apresentação seria de apenas 660 mil, bem menor do que os 2,1 milhões de espectadores anunciados pelas autoridades do Rio de Janeiro.

YouTube videoYouTube video

O questionamento surgiu depois que um telespectador britânico pediu esclarecimentos sobre a estimativa de público. A equipe do BBC Verify (BBC Verifica, em tradução livre) recorreu a imagens aéreas do evento e a mapas da orla para calcular o real espaço ocupado durante a apresentação na praia carioca.

Metodologia da análise da BBC

BBCBBC
Emissora britânica BBC | Foto: Divulgação/BBC

De acordo com a BBC, a plateia teria ocupado cerca de 140 mil metros quadrados, equivalente a aproximadamente 20 campos de futebol. Richard Irvine-Brown, jornalista responsável pela reportagem, utilizou como base o limite de 4,7 pessoas por metro quadrado, recomendação do guia britânico de segurança esportiva.

A reportagem conclui que, mesmo se a densidade fosse dobrada e contadas pessoas em prédios próximos, o número alcançado ainda estaria distante da estimativa oficial. “Para 2 milhões de pessoas, você precisaria de toda a extensão da praia de Copacabana, que tem cerca de 610 mil metros quadrados”, afirmou Irvine-Brown, da BBC.

Leia mais: “A indústria do sequestro de veículos”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 277 da Revista Oeste

Apesar dos dados apresentados pelo veículo britânico, as autoridades do Rio mantiveram a estimativa inicial e não detalharam os métodos utilizados para chegar ao total divulgado. O show de Lady Gaga no Brasil entrou para o Guinness Book como o de maior público em evento gratuito realizado por uma artista feminina.

Leia também: “Um mergulho na dark web”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 277 da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: