Lista reúne lançamentos do estilo e seus subgêneros disponibilizados nos últimos dias, com destaque para Linkin Park e Spiritbox
As plataformas de streaming democratizaram a estrutura de lançamento musical, mas não dá para negar: é tanto som chegando ao mesmo tempo que até os ouvidos mais curiosos ficam confusos. Onde encontrar as melhores novidades? Pelo menos no que diz respeito a rock, a Rolling Stone Brasil te oferece uma resposta.
A lista abaixo, a ser mantida semanalmente, reúne 7 músicas recém-lançadas de rock e seus respectivos subgêneros que você deveria ouvir já. Foram consideradas apenas canções disponibilizadas nos últimos 7 dias. Confira!
Linkin Park — “Two Faced”: Não dá para começar a lista sem uma menção ao álbum de rock mais comentado das últimas semanas, talvez o mais discutido de 2024. “Two Faced” é uma das faixas mais pesadas de From Zero, disco que marca o retorno do Linkin Park, agora com Emily Armstrong no vocal e Colin Brittain na bateria. É como uma “One Step Closer” do mundo moderno.
Spiritbox — “Perfect Soul”: Uma das mais impressionantes bandas de som pesado a surgir na última década, o Spiritbox lança seu próximo álbum de estúdio, Tsunami Sea, em 7 de março de 2025. Já temos duas amostras: a recém-lançada “Perfect Soul” e “Soft Spine”, liberada em setembro. Etérea, mas sem abdicar do tempero pop característico do grupo canadense, a nova faixa promete ser uma das mais melódicas do disco — em contraponto ao intenso single anterior.
Jack White — “You Got Me Searching”: Após ter lançado de surpresa o álbum No Name (um dos melhores do ano), Jack White retornou com um single também disponibilizado sem anúncio prévio. Um garage-blues bem característico, “You Got Me Searching” antecipa uma turnê que, mais uma vez, começou de surpresa, mas agora tem datas anunciadas até maio do ano que vem. Por ora, nada de Brasil.
Thundermother — “Dead Or Alive”: Três das quatro integrantes da Thundermother, promissora banda sueca de hard rock, anunciaram suas saídas no início de 2023. A guitarrista e fundadora Filippa Nässil catou os cacos e reformou o grupo com a vocalista Linnéa Vikström (ex-Therion), a baixista Majsan Lindberg e a baterista Joan Massing. Em 7 de fevereiro de 2025, sai o primeiro álbum da nova formação, Dirty & Devine, mas uma série de singles já estão disponíveis — o rockão radiofônico “Dead or Alive” sendo o mais recente.
The Hellacopters — “Leave a Mark”: Ainda na Suécia, mas agora com um nome mais conhecido: The Hellacopters lançou “Leave a Mark”, mais um single de seu próximo álbum, Overdriver, que sai em 31 de janeiro. Como habitual no catálogo do grupo por Nicke Andersson, as melodias acessíveis e o refrão power pop se fundem com um instrumental positivamente sujo. E os solos, que vão de Ace Frehley (Kiss) a dobras típicas de Thin Lizzy? Irresistível.
Destruction — “Destruction”: Para uma banda com mais de quatro décadas de atividade lançar uma música com seu próprio nome — e este nome significar “destruição” —, é porque a canção escolhida tem algo de especial. “Destruction”, a faixa, antecipa o 16º álbum de estúdio do grupo alemão de thrash metal, Birth of Malice, agendado para sair em 7 de março de 2025. E sabe onde o videoclipe foi gravado? Em São Paulo, mais especificamente no Carioca Club, durante apresentação no último dia 6 de outubro.
The Damned Few — “Feed Me to the Sun”: Diretamente dos Países Baixos, uma daquelas bandas que você certamente não conhecia, mas agora não pode viver sem. The Damned Few acabou de lançar seu álbum de estreia, Karabasan, com a inegável influência de Queens of the Stone Age na construção de riffs e os vocais poderosos da talentosa Dion Legebeke. “Feed Me to the Sun”, disponível abaixo, foi escolhida para representar o disco, mas vale conferir o material na íntegra.
+++LEIA MAIS: O Linkin Park não é mais o mesmo, e isso é ótimo [CRÍTICA]