O Corinthians contabiliza o impacto de Memphis Depay, e mesmo antes de o atacante estrear pelo clube. Anunciada na última segunda-feira, a contratação do holandês tem sido celebrada no Parque São Jorge pelo potencial esperado em campo, mas também pelo que a “marca” do atacante pode entregar fora dos gramados.
“Todo mundo já está vendo o poder dessa chegada”, disse à ESPN, Vinicius Manfredi, superintendente de marketing do Corinthians.
“Primeiro aconteceu no ambiente digital. Deste a parte dos boatos até a contratação, quando começamos a falar sobre ele, os números que a gente tem nas redes sociais já mostram o impacto e o potencial que existe. Se alguém tinha alguma dúvida, agora não vai mais ter”.
A ESPN apurou que o clube contabilizava mais de 228 milhões de visualizações em publicações na rede social Instagram antes mesmo da coletiva de apresentação do atleta, que aconteceu no início da tarde de quinta-feira (12), com acréscimo de 116 milhões em contas alcançadas e 17 milhões de interações na mesma rede.
Como comparação, o Corinthians conta com 12,1 milhões de seguidores no Instagram.
O vídeo em que o holandês aparece com a camisa alvinegra em mãos, que foi publicado na mesma plataforma em parceria com a patrocinadora máster do clube, a Esportes da Sorte, já supera 21 milhões de visualizações.
“A própria rede dele subiu em um milhão de seguidores de ontem para hoje. Por ser um ativo global, acho que muitas pessoas já seguiam, mas como não era conectado ao clube, a partir da chegada dele, opta por querer começar a acompanhar a vida de um novo ídolo que chegou aqui. Como costumo dizer, ele é o cara do videogame. Quem joga quer contratar. O impacto que ele traz para cá está aí”.
Midiático dentro e fora de campo, Memphis Depay viveu um verdadeiro “curso intensivo sobre o Corinthians” desde que chegou ao Brasil.
Apresentado diante de quase 45 mil torcedores na Neo Química Arena, na classificação às semifinais da Copa do Brasil, o atacante sentiu o calor dos corintianos assim que desembarcou em São Paulo, nas primeiras horas da quarta-feira (11), e depois ao presenciar a vitória suada diante do Juventude.
“Ele teve a chance de se conectar com o torcedor e entender a força que a torcida tem. A Fiel joga, e ele entendeu isso na primeira noite aqui. O papel do marketing, quando a gente faz alguma ação, é para o torcedor. É empoderar o que ele sabe fazer. Nosso desafio de imediato é aproveitar essa chegada, fazer um ‘boom’, inflamar estádio, gerar engajamento nas redes, que é bom para o patrocinador, que nos ajudou a trazer o atleta, gerando muito conteúdo para ele”.
Após vivenciar o primeiro impacto da ‘Memphismania’, o marketing do Corinthians trabalhará agora para avançar em relação ao “produto” Depay dentro e fora do Brasil.
E isso já passa até pelos pedidos para que o clube comercialize as faixas de cabeça que se tornaram a marca do holandês.
“Agora, a gente trabalha em duas agendas. Como a gente continua explorando no curto prazo e, no médio, com um pouco mais de estratégia. Como trabalhar mais nacionalmente e até internacionalmente no momento que entender que tem a estrutura pronta. Tem muita coisa a ser feita. Torcedores dando ideias nas redes sociais, todos querendo comprar a faixinha”, disse Vinicius Manfredi à ESPN, citando a disposição do novo reforço em atuar ao lado do clube na elaboração de ideias.
“Temos que entender todo o potencial. Ele parece ser interessado em desenvolver junto os materiais. A parte criativa, de design, de cultura, com música. Permite a gente cruzar territórios importantes e que potencializam ações. Futebol, cultura, arte. Tem muita agenda que dá para explorar em conteúdo, comercial, vai atrair marcas. Aumenta como um todo o potencial do clube como plataforma de patrocínio”.
A projeção, ainda que trabalhada apenas internamente, é de que uma contratação de grande repercussão como a de Memphis Depay mude o patamar do Corinthians em relação a novos acordos comerciais, principalmente pela projeção atrelada à imagem do holandês.
“Numericamente, a gente ainda está realizando. Devemos fechar um relatório interno para entender o impacto inicial que já teve principalmente no ambiente digital, que já nos ajuda a mensurar. Fatalmente a gente vai perceber, pela repercussão na imprensa e pela conversa com as marcas, que a agenda muda”, disse o dirigente, citando a passagem do ex-atacante Ronaldo pelo clube.
“O Corinthians já teve isso em um outro momento mais na época do Ronaldo, acho que é um grande exemplo. Naturalmente existe uma agenda onde as marcas cada vez mais querem se conectar com plataformas de patrocínio, com a geração de conteúdo, com autenticidade, com propósito. Ele fala muito sobre isso”.
“Esse valor que ele agrega para nós, e a gente já tem um alcance gigante, uma história super robusta e concreta, sempre gera muito engajamento. Vocês (imprensa), mais do que a gente, sabem disso. A chegada dele vai ajudar a valorizar tudo”.
“Desde o ponto de vista das plataformas de conteúdo até uniforme, propriedades comerciais. Passa a ter uma virada de chave que é importante e vai nos ajudar com certeza. A gente vai começar a sentir isso nesta semana. Aliás, na época do boato, na semana passada, a gente já começou a sentir nas conversas. Em muitas conversas comerciais já surgia o assunto. Com a concretização, temos uma expectativa nesse sentido no impacto comercial e de marketing aqui dentro”.
Ex-jogador de Manchester United, Barcelona e Atlético de Madrid, Memphis Depay assinou contrato com o Corinthians até meados de 2026.