fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Tite viu crise com torcida do Flamengo explodir após não seguir meritocracia

Muito mais do que uma derrota em casa em quartas de final de CONMEBOL Libertadores. O revés por 1 a 0 do Flamengo para o Peñarol fez Tite ver a torcida rubro-negra em fúria contra o seu trabalho.

Protestos e xingamentos vieram ainda no primeiro tempo, quando o time perdia por 1 a 0. As reclamações iam além do futebol ruim apresentado na primeira etapa. Muitos torcedores na bronca com uma escolha: Pulgar na vaga de Léo Ortiz. Seria um sinal de que Tite não estava cumprindo dois mantras de sua carreira: ‘meritocracia’ e ‘o campo vai falar’.

Para explicar essa situação, é preciso voltar para os últimos jogos do Flamengo. Desde a pausa para a Copa América, quando Pulgar e De La Cruz foram convocados para Chile e Uruguai, respectivamente, Tite colocou Allan como volante. No entanto, o camisa 21 não repetiu o bom desempenho dos tempos de Atlético-MG e viu Léo Ortiz, zagueiro de origem, tomar conta da posição de volante.

Atuando fora da sua, Ortiz foi um dos destaques da equipe, que somou pontos importantes durante o período sem alguns dos principais jogadores. Com as voltas de Pulgar e De La Cruz, o camisa 3 voltou para o banco e foi acionado como zagueiro.

Só que convocações e lesões voltaram a fazer Ortiz ganhar vaga como volante. E novamente agradou. Na visão de Fernando Campos, comentarista da ESPN, Ortiz é hoje o melhor volante do elenco rubro-negro e merecia ser titular contra o Peñarol após a boa parte contra o Vasco.

“Ortiz no banco é erro gravíssimo do Tite. Hoje, ele é o melhor volante do Flamengo”, disse o comentarista durante o pós-jogo na ESPN.

play

0:45

Fernando Campos critica Tite por deixar Léo Ortiz no banco do Flamengo: ‘Erro gravíssimo. É o melhor volante’

Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 nesta quinta-feira (19) para o Peñarol pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores

Durante a partida contra os uruguaios, no Maracanã, Pulgar não viveu uma boa noite. Foi dele o erro de passe que originou o contra-ataque mortal do gol aurinegro. Além disso, ouviu algumas vaias da torcida, que vibrou no momento que Léo Ortiz aquecia. Em campo, o camisa 3 arriscou até mesmo dribles e passes verticais, coisas que faltaram durante boa parte da partida.

Na entrevista coletiva, Tite foi questionado sobre a escolha. E respondeu ao falar que preferiu manter a estrutura que já tinha durante boa parte da temporada, quando Pulgar e De La Cruz formaram a dupla de volantes. Ainda disse que Léo Ortiz ‘não gostava de jogar de volante’.

”Todas as possibilidades que forem levantadas fora as que aconteceram vão ter razão. Porque o Pulgar é um jogador de seleção e vinha bem na sequência, porque é rotinado mais tempo. O Léo estava jogando muito em uma situação que não gostava até então, mas que eu precisava naquele momento e ele contribuiu em relação a equipe toda”, começou por afirmar.

”A ideia foi manter a estrutura que a gente tinha. Aí serve também uma situação colocada anteriormente. A gente não pode em um erro só generalizar uma situação toda. A escolha foi em cima de um jogador de seleção, jogador de alto nível, em cima de uma equipe organizada e treinada e mais com links com ele do que o Léo Ortiz”, completou.

play

0:48

Tite explica opção por Pulgar no lugar de Léo Ortiz: ‘É um jogador de seleção e vinha bem na sequência’

Técnico falou após a derrota por 1 a 0 no Maracanã

Resta saber qual será a postura de Tite para o duelo decisivo da volta, marcada para a próxima quinta-feira (26), às 19h, em Montevidéu, com transmissão do Disney+. Será que o técnico do Flamengo vai deixar o ‘campo falar’ ou vai manter com convicção o time que atuou no Maracanã.

Ainda na coletiva, ele prometeu um novo time e garantiu que o Flamengo marcará diante do Peñarol: ‘Vamos fazer gol. Podem me cobrar’. O tempo dirá se Tite estará com razão. A única certeza é que boa parte da bronca da torcida com o técnico foi pelo fato de o técnico não cumprir aquilo que sempre pregou na carreira.

Próximos jogos do Flamengo:

Compartilhe:

Veja também: