fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

22 de setembro na História: estreia o seriado Friends

Friends, um dos seriados mais populares da história da TV, fez sua estreia no dia 22 de setembro de 1994 pelo canal NBC, nos Estados Unidos. Foi criado por David Crane e Marta Kauffman e produzido pela Bright/Kauffman/Crane Productions, em parceria com a Warner Bros.

Os cenários onde a série foi filmada, como o icônico jardim do Central Park, da abertura, ou a poltrona do café Central Perk, onde os personagens se encontravam, continuam expostos nos estúdios da Warner, em Burbank, Califórnia. Há um tour, feito em um trenzinho pelas amplas dependências da companhia cinematográfica. O passeio inclui o seriado como uma das atrações.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

Friends se tornou um ícone por realçar peculiaridades dos personagens, que se identificaram com o público — formado em grande parte por jovens. A trama se passa no bairro de Manhattan, em Nova York. Acompanha a vida de seis amigos que se completam com suas personalidades distintas e relacionamentos complicados na cidade grande.

A série aborda, com humor e de uma maneira positiva, situações em que Rachel Green (Jennifer Aniston), Monica Geller (Courteney Cox), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), Chandler Bing (Matthew Perry) e Ross Geller (David Schwimmer) encaram as adversidades da vida. De forma bem-humorada e com uma boa dose de persistência. Há outro jeito, afinal?

Foi assim que Rachel, antes mimada, conquistou a independência e o sucesso profissional. Não foi fácil para ela, com suas fantasias e manias, aprender até a fazer café. Manias também foram a marca da divertida Phoebe, sempre com seu estilo que misturava ironia e ingenuidade. Ela dava a impressão de que seus pensamentos vagavam em outra dimensão.

Mas, no fundo, ela sabia o que queria. Excêntrica e criativa, Phoebe teve um passado difícil, mas manteve uma visão otimista da vida. Ganhava seu sustento como massagista. Mas nunca desistiu do sonho de iniciar carreira como cantora, com músicas originais e peculiares.

A sintonia dos personagens ocorria justamente por causa de suas diferenças. Eles se entendiam na discordância. Era difícil, afinal, lidar com as obsessões de Monica, por limpeza e organização.

FriendsFriends
Friends se tornou um ícone por realçar peculiaridades dos personagens, que se identificaram com o público — formado em grande parte por jovens | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Competitiva e determinada, ela queria ser melhor em tudo. Bastava, porém, descobrir um armário bagunçado para Monica entrar em parafuso. Como se emergisse também seu caos interior.

Os “meninos” não ficavam para trás em seus divertidos conflitos. Joey se enrolava todo na hora de paquerar. Iniciava sempre com a frase “How you doin’?“, que revelava sua pureza por trás da imagem de durão.

O romântico Ross chegava até a ser atraente para as mulheres mesmo com sua imagem de sonso. Era uma espécie de detetive Columbo, que conseguia o que queria fingindo nada saber.

Chandler não se livrava da obsessão por sua primeira ex-esposa. Seu relacionamento com Rachel é cheio de idas e vindas. Ficou famoso o episódio em que ele grita: “Nós estávamos dando um tempo!” Mas parecia que, tão acostumada com a companhia, Rachel havia se esquecido…

Fenômeno cultural

Por quase uma década, Friends conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Seu último episódio, transmitido em 6 de maio de 2004, foi assistido por 52,5 milhões de telespectadores apenas nos EUA. Foi o quarto final de série mais assistido da história da televisão e o episódio mais visto da década.

Ao longo de dez temporadas, Friends tornou-se um fenômeno cultural. Marcou a década de 1990 e o início dos anos 2000. Os personagens, os diálogos e o cenário do Central Perk se tornaram símbolos reconhecidos por várias gerações.

A série também foi responsável por catapultar a carreira de seus atores, especialmente Jennifer Aniston. Ela passou a ser uma grande estrela de Hollywood. Mathew Perry morreu em 28 de outubro de 2023. Foi encontrado afogado em sua banheira, em sua casa em Los Angeles. Ele sofreu um mal súbito enquanto estava na água.

YouTube videoYouTube video

Mesmo depois de encerrado, Friends continua relevante, especialmente com a chegada das plataformas de streaming. Seus temas universais, o humor atemporal e o forte apelo emocional continuam a conquistar audiências. O seriado é reconhecido até mesmo pela atual geração de jovens.


Compartilhe:

Veja também: