O Brasil está novamente no lugar mais alto do pódio na Copa do Mundo de Futsal. Jogando neste domingo (06) na Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão), a equipe brasileira venceu a Argentina por 2 a 1 e conquistou o hexacampeonato mundial, com a taça de 2024 se juntando às levantadas em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
Os gols foram marcados por Ferrão e Rafa Santos. Gauna, goleiro-linha argentino, descontou no fim do jogo.
O resultado passou também pela atuação de “gala” do goleiro Willian, que foi um paredão na meta brasileira, principalmente no segundo tempo do confronto.
A conquista encerra um jejum. O Brasil é o maior vencedor do torneio, mas que não faturava a taça desde 2012, na Tailândia, quando bateu a Espanha na finalíssima.
Essa foi a terceira final consecutiva da Argentina em Mundiais, com um título em 2016 (vitória sobre a Rússia) e um vice em 2021 (derrota para Portugal).
Além do título conquistado no Uzbequistão, o Brasil ainda termina o Mundial com o artilheiro da competição: Marcel, com 10 gols.
A Argentina teve também a “dupla dinâmica” formada por Kevin Arrieta e Alan Brandi está empatada na vice-artilharia, com sete tentos para cada.
Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, a seleção brasileira venceu a arquirrival na final da Copa América de futsal.
A seleção brasileira que conquistou o hexa, comandada por Marquinhos Xavier, conta com a chamada “geração de ouro” do futsal do Corinthians em seu elenco.
Apesar de hoje jogarem em outros clubes, os alas Arthur, Marcel e Leandro Lino foram todos revelados pelo Timão e fizeram parte de um momento histórico para o time paulista.
Em 2016, os três atletas foram peças importantes do elenco que acabou com um longo “tabu” e conquistou o 1º título de Liga Futsal da história corintiana, batendo o fortíssimo Magnus/Sorocaba na final.
Posteriormente, o trio acabaria sendo contratado pelo próprio Magnus já no ano seguinte, com Arthur e Marcel fazendo depois o salto para o futsal europeu – Lino ainda atua pela equipe de Sorocaba.