fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Professora do Ano“ leva prêmio nacional por projeto antirracista

Uma educadora da rede pública do Rio de Janeiro foi eleita Professora do Ano 2024 pelo Prêmio Toda Matéria. A professora de português Cleide da Silva Magesk, do CIEP Filinto Müller Brasil-China, levou a premiação graças a um projeto antirracista. 

O “Trançando Histórias” é uma iniciativa que permite os estudantes aprender a história de cabelos com tranças africanas, resgatando suas origens e ancestralidade.  

Segundo o prêmio, o projeto valoriza a cultura afro-brasileira, “integração, equidade, responsabilidade social e não discriminação; além de perpetuar o encontro de histórias que se entrelaçam.” 

“O ‘Trançando Histórias’ foi planejado para ultrapassar os muros da escola. Por isso, desenvolvi todo o planejamento junto aos meus alunos, ouvindo as propostas e sugestões deles. Foi nesse momento que decidimos criar um documentário no qual o uso e o trabalho com as tranças seriam destacados de forma positiva”, contou a professora no site do Instituto Porvir. 

Além do documentário, foram feitos podcasts que contam histórias coletivas com tranças, uma oficina de tranças e oficina de bonecas africanas utilizando jornal. 

 

Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país


Compartilhe:

Veja também: