O Manchester United anunciou nesta sexta-feira (1º) a contratação do português Rúben Amorim, de 39 anos, como seu novo técnico.
O treinador chega para ocupar o lugar deixado pelo holandês Erik ten Hag, que foi demitido na última segunda-feira (28).
O luso, porém, só assumirá a nova função em 11 de novembro, após a pausa da Data Fifa, como antecipou a ESPN.
Com isso, o ex-atacante Ruud van Nistelrooy, que faz parte da comissão fixa dos “Diabos Vermelhos”, continuará comandando o elenco nos próximos dias.
Amorim estava no Sporting, de Portugal, desde 2020, despertando a cobiça dos Red Devils ao fazer excelente trabalho pelos “Leões”.
A negociação entre as partes foi rápida, com o United manifestando a intenção de pagar a multa rescisória do comandante (10 milhões de euros, ou R$ 62,12 milhões) na terça-feira (29).
Após todos os detalhes burocráticos serem resolvidos, o jovem técnico foi anunciado pelo United, assinando contrato até junho de 2027 com o time britânico.
Ex-meio-campista, Rúben Amorim teve passagens de destaque por Benfica e pela seleção de Portugal nos tempos de atleta.
Ele se aposentou em 2016 e logo depois iniciou sua carreira de treinador, assumindo o pequeno Casa Pia em 2018.
A subida foi meteórica: no ano seguinte, foi para o Braga B e em alguns meses assumiu a equipe principal do clube.
Com um aproveitamento de quase 77% dos pontos e o título da Taça da Liga 2019/20, ele chamou a atenção do Sporting, que o contratou para acabar com suas quase duas décadas de jejum no Campeonato Português.
A aposta foi certeira, com os “Leões” ganhando o Português e a Taça da Liga logo em 2020/21, a primeira temporada de Amorim no comando.
Sua senda de títulos seguiu pelos próximos anos, com mais uma conquista da liga nacional, outra Taça da Liga e ainda uma Supercopa de Portugal.
Na atual temporada, Rúben deixa o time alviverde com aproveitamento perfeito no Português, com nove vitórias nos primeiros nove jogos.
Agora, ele comandará seu primeiro clube fora do futebol português, sendo mais um treinador estrangeiro a assumir uma equipe na poderosa Premier League.