Uma arara-canindé ficou enroscada em uma linha pendurada em uma árvore a 16 metros de altura. O caso ocorreu no bairro Jardim Novo Mundo, em Goiânia.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado para realizar o resgate. Utilizando um caminhão equipado com escada, os militares conseguiram alcançar o animal para a operação.
Ao resgatarem a arara, os bombeiros identificaram ferimentos em sua asa. Após soltar a ave da linha, ela foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para receber atendimento e cuidados especializados.
A arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela, é uma das espécies de araras mais conhecidas do Brasil. O animal se destaca pela sua plumagem colorida em tons de azul, amarelo e verde.
Geralmente ela é encontrada nas regiões do Cerrado e da Amazônia. Considerada como uma ave de grande porte, ela possui a envergadura de até 1 metro e vida longa, podendo chegar aos 50 anos em seu habitat natural.
Essa espécie de arara é importante para o ecossistema, pois ajuda a dispersar sementes e manter a diversidade vegetal. No entanto, enfrenta ameaças como a perda de habitat e o tráfico de animais.