Um supermercado no Rio de Janeiro, decidiu dar publicidade para pessoas que foram flagradas furtando produtos. A decisão ocorre após sequência de furtos no estabelecimento.
Com duas unidades no Rio, a unidade localizada no bairro do Méier decidiu expor as pessoas que são flagradas pegando algo – popularmente chamadas de “mãos-leves” – sem pagar. A abordagem quase “didática”, na verdade, descreve o crime de furto qualificado.
Nas redes sociais, o estabelecimento divulgou uma sequência de “stories” no Instagram pontuando os motivos da decisão e divulgando as ações dos “distraídos”.
Em tom irônico, o supermercado fala sobre “esquecimento” quando faz referência as ocorrências. De chocolates a energéticos, produtos são furtados por clientes e “desconhecidos”, afirma o supermercado. Veja as imagens.
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Supermercado denuncia furtos no Rio de Janeiro • Redes sociais
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O que diz o supermercado
A CNN buscou o supermercado que se posicionou sobre a sequência de furtos, que segundo um representante, acontece diariamente em toda região.
“Todos os dias nós comerciantes somos roubados e ficamos de mãos amarradas”, disse.
Na visão de quem toma prejuízos, a ineficiência da aplicação das leis e a desobediência coletiva traz a sensação de impotência aos comerciantes.
“Não temos paz.(…)Todo dia um furto diferente. E as leis em nada ajudam”, reforçam.
Dados sobre prejuízos
A Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro revelou um aumento nas perdas do setor em 2022. O índice médio de perdas saltou de 1,21% em 2021 para 1,48% no ano seguinte.
Esse crescimento representa um prejuízo total de R$ 31,7 bilhões para o varejo brasileiro em 2022. Um valor expressivo que equivale ao faturamento de grandes empresas em diversos segmentos.