(Foto: Divulgação/PMPG)
COM ASSESSORIAS – Neste sábado (30), equipes da Prefeitura de Ponta Grossa estarão no Lago de Olarias para uma ação de conscientização por conta do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1º/12). As atividades serão realizadas das 11h às 17 horas pelo SAE/CTA, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com o objetivo de conversar com a população sobre a importância do cuidado e da prevenção contra o HIV/AIDS e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Além disso, serão oferecidos serviços como a realização de testes rápidos, distribuição de folhetos informativos, apresentações artísticas, juntamente com a presença de equipes da Secretaria da Família e Desenvolvimento e também as ONGs Reviver e Renascer. “Nos últimos anos, as mortes por HIV/AIDS vêm diminuindo de forma consistente em todo o país. Esse declínio é resultado direto de uma série de avanços em políticas públicas e ações estratégicas, como a ampla testagem, melhoria do acesso ao tratamento antirretroviral”, destaca Jean Zuber, coordenador do SAE/CTA.
“Ações como essa são fundamentais para nos auxiliar a combater o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença”, reforça Zuber, que convida a população para o evento que será totalmente gratuito. Durante a semana, o SAE/CTA atende a população com uma equipe interdisciplinar, acolhendo de maneira respeitosa, responsável e sem preconceitos. O acolhimento multiprofissional é feito com escuta ativa e personalização do cuidado, aspectos que ajudam a fortalecer o vínculo com o usuário. Essa relação de confiança aumenta a adesão ao tratamento, diminuindo as taxas de abandono e, consequentemente, a progressão da doença.
Ônibus da Vacina
Juntamente com as atividades do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Lago de Olarias também será a parada do Ônibus da Vacina neste sábado; no local, das 9h às 16h, adultos e crianças poderão atualizar seu calendário vacinal levando sua carteirinha e um documento oficial com foto. A ação da Prefeitura, que percorre todos os bairros da cidade, já aplicou mais de 120 mil doses em pouco mais de dois anos.