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Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas chega ao fim

O Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas foi encerrado nesta sexta-feira (29) com resultados positivos e parcerias estratégicas. Realizado em Brasília, o evento durou cinco dias e teve como foco fortalecer as exportações do agronegócio brasileiro e ampliar os mercados internacionais.

Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o evento reuniu 40 adidos agrícolas que atuam em 38 países, 12 representantes de escritórios da ApexBrasil no Brasil e no exterior, mais de 35 entidades do agronegócio nacional e diversas autoridades.

Discussões à tona no último dia

No último dia, a programação iniciou com a dinâmica “World Café”, conduzida por Augusto Billi, diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e Sustentabilidade do Mapa. A atividade teve como objetivo promover discussões sobre desafios e oportunidades no comércio internacional. Em seguida, Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, liderou um painel focado em iniciativas estratégicas de promoção de imagem para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado global.

Durante a tarde, o painel “Adidos em Final de Missão” trouxe contribuições de Daniela Aviani (Austrália), Helena Queiroz (Delbraspar/França), Paulo Márcio Araújo (Canadá) e Rafael Mafra (OMC/Suíça), sob a mediação de Eduardo Sampaio, adido agrícola em Berlim.

Os adidos compartilharam os resultados de suas missões e discutiram as perspectivas futuras para os mercados em que atuaram. Em outro momento importante, Flávia Fonseca e Juliana Vasconcelos, da ApexBrasil, apresentaram o Programa de Apoio à Internacionalização do Agronegócio Brasileiro (PAM Agro) e iniciativas voltadas para o mercado de crédito de carbono.

A programação foi encerrada com a participação da Assessoria Especial de Comunicação Social do Mapa. Carla Madeira, jornalista e chefe da AECS, destacou o papel fundamental da comunicação estratégica para posicionar o Brasil como líder mundial no agronegócio. Ela explicou como potencializar as ações realizadas pelo Ministério e pelos adidos agrícolas no exterior, utilizando exemplos de campanhas bem-sucedidas e reforçando a importância de uma abordagem integrada entre os diversos atores envolvidos no setor. O painel contou também com a participação de Patrícia Távora, coordenadora-geral da Comunicação, Igor Mesquita, coordenador de Imprensa, e Danilly Nascimento, coordenadora de Mídia Digital.

Ao longo da semana, o evento também promoveu mais de 500 reuniões estratégicas, incluindo rodadas de conversas entre adidos e representantes de aproximadamente 40 associações setoriais, responsáveis por 75% do PIB do agronegócio nacional. As interações permitiram alinhar demandas do setor produtivo e fortalecer as parcerias entre o governo e a iniciativa privada.

Na cerimônia de encerramento, Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou a importância da parceria entre os adidos, o setor privado e as instituições governamentais para ampliar a presença do Brasil no comércio internacional. Laudemir Müller, Gerente de Agronegócios da ApexBrasil, destacou o sucesso do evento como um marco para o alinhamento estratégico do agro brasileiro com as demandas globais.

Luis Rua ressaltou que a semana foi extremamente produtiva e com resultados otimistas, com alinhamento das diretrizes do Ministro Carlos Fávaro e discussões sobre as prioridades para 2025. Ele mencionou que quase 500 reuniões foram realizadas com entidades dos setores produtivos, destacando demandas fundamentais para a atuação dos adidos agrícolas.

Segundo Rua, os adidos têm um papel essencial na promoção comercial, negociação e defesa da imagem do agro brasileiro no exterior, sendo responsáveis por 70% das 282 aberturas de mercado da atual gestão. O foco, agora, é aproximá-los ainda mais dos setores produtivos, especialmente das pequenas e médias empresas, a fim de novos resultados. A parceria com a ApexBrasil, o Itamaraty e outras entidades, segundo Rua, gera emprego e renda para o Brasil, e quando trabalham juntos, o país se beneficia.

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