Lawrence Maximus – 18/12/2024 13h27
O chefe da unidade de armas biológicas e químicas das Forças Armadas russas, o tenente-general Igor Kirillov, foi morto junto com seu vice na manhã desta terça-feira (17) em uma explosão em Moscou.
Fontes ucranianas disseram que o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) eliminou Kirillov em uma operação especial. Elas informaram ainda que uma scooter com explosivos foi detonada perto de Kirillov e seu assistente do lado de fora de um prédio de apartamentos na capital russa.
Quem é Igor Kirillov?
O tenente-general Igor Kirillov, de 54 anos, chefiou as forças de defesa radiológica, química e biológica das forças armadas russas desde 2017.
Kirillov e a unidade que ele chefiou foram sancionados por vários países, incluindo Reino Unido, Canadá e EUA, pelo uso de armas químicas na Ucrânia.
A SBU disse que registrou mais de 4.800 ocasiões em que a Rússia usou armas químicas no campo de batalha desde que o presidente Vladimir Putin lançou sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.
Em maio, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou sanções contra a unidade de Kirillov, dizendo que os EUA registraram o uso de cloropicrina, um gás venenoso implantado pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, contra tropas ucranianas.
Kirillov, que estava no cargo desde abril de 2017, também foi acusado pelo governo dos EUA de ajudar a espalhar desinformação sobre armas biológicas e pesquisas. O militar russo foi condenado à revelia por um tribunal ucraniano em 16 de dezembro pelo uso de armas químicas proibidas na Ucrânia.
Por fim, o assassinato de Kirillov por parte dos ucranianos não é isolado, nem aleatório — mas faz parte de um plano estratégico da Ucrânia. Portanto, isso é uma grande derrota para Putin.
Siga-me nas redes sociais.
Lawrence Maximus é cientista político, analista internacional de Israel e Oriente Médio, professor e escritor. Mestre em Ciência Política: Cooperação Internacional (ESP), Pós-Graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação, Pós-Graduado em Antropologia da Religião e Teólogo. Formado no Programa de Complementação Acadêmica Mastership da StandWithUs Brasil: história, sociedade, cultura e geopolítica do Oriente Médio, com ênfase no conflito israelo-palestino e nas dinâmicas geopolíticas de Israel. |
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Leia também1 Chefe da defesa nuclear russa morre em explosão em Moscou
2 Zelensky pede a prisão de Putin e Assad por violência e repressão
3 Trump cogita retirar EUA da Otan e pede cessar-fogo na Ucrânia
4 STJ rejeita pedido para prender presidente russo Vladimir Putin
5 A Zelensky, Moro diz que posição de Lula não reflete a do Brasil
em seu celular!
Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.