Ação “PG contra Desinformação” aconteceu no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Publicado: 14/08/2024, 17:00
O TRE busca levar a cultura da paz e o combate às fake news às cidades –
Publicado por Carlos Eduardo Mendes
@Siga-me
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou do lançamento da campanha “PG contra Desinformação”, realizado no Grande Auditório do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na noite da última segunda-feira (12).
Durante o evento, o desembargador apresentou a campanha “Eleições 2024 – No Caminho da Paz”, que busca promover um pleito tranquilo e seguro para todas as pessoas, sem desinformação e violência, que respeite as cotas de gênero e a legislação eleitoral. “Esse é um desafio que está sendo lançado perante a comunidade e o meio universitário. O Tribunal Regional Eleitoral tem buscado levar adiante a cultura da paz e o combate também às fake news, às deep fakes e à desinformação da sociedade”, declarou.
Como parte da campanha, o TRE-PR incentiva instituições públicas e privadas a assinarem o “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”, que prevê uma série de ações de combate, prevenção e conscientização da sociedade. Ao final do evento em Ponta Grossa, representantes de todas as entidades presentes, inclusive da UEPG, aderiram à iniciativa, que já conta com 33 signatários.
PG CONTRA A DESINFORMAÇÃO – A iniciativa do Projeto de Extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais visa minimizar o compartilhamento de notícias falsas e desinformação, especialmente no contexto das Eleições 2024. Levando em consideração a legislação vigente no período eleitoral, desenvolve ações comprometidas com a realização de eleições que prezem pelo respeito e pelo diálogo.
Além do presidente do TRE-PR, estiveram presentes os juízes eleitorais de Ponta Grossa, o doutor Gilberto Romero Perioto (14ª ZE), a doutora Débora Carla Portela (15ª ZE), e o doutor Antonio Acir Hrycyna (139ª ZE); a promotora eleitoral, doutora Vanessa Harmuch Perez Erlich; além de pré-candidatas à Prefeitura, representantes de partidos políticos, de sindicatos e de associações de classe e acadêmicos de Jornalismo, de Direito e de História.
As informações são do TRE-PR