As chuvas do fim de semana causaram pontos de alagamento no interior de Tibagi. Três famílias foram atingidas, todas estão em segurança, mas com danos materiais. A ponte do São Bento foi completamente destruída pela força da água, e a ponte da região do Socorro, permanece submersa, impossibilitando a avaliação imediata dos estragos. Na região do Agudos, a estrada precisou ser interditada por falta de acesso devido aos danos causados pela chuva.
Na manhã desta segunda-feira (20), equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social estiveram nos locais afetados para avaliar a situação e prestar auxílio à população. Entre as famílias atingidas, para duas será ofertado o benefício de aluguel social, pois não tem como permanecerem nas casas. A Secretaria de Habitação, em parceria com a Assistência Social, está trabalhando para liberar o benefício o mais rápido possível.
As localidades impactadas pela queda da ponte incluem São Bento, Iapará, Faxinal, Vasto Horizonte e Capivari. Outros pontos das estradas também foram danificados. Um engenheiro da Prefeitura esteve no São Bento para avaliar a situação e planejar a reconstrução. Já na ponte do Socorro, a avaliação será feita assim que o nível da água baixar.O prefeito Rildo Leonardi destacou o esforço conjunto das equipes para atender os moradores e recuperar os danos. “Enviamos equipes para avaliar os prejuízos. Vamos, inicialmente, atender os pontos mais críticos para garantir o acesso e, depois, realizar reparos completos,” afirmou. As máquinas iniciarão os trabalhos emergenciais assim que as condições climáticas
Texto: Kauana Neitzel / ASCOM Tibagi
Fotos: ASCOM Tibagi