Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura lança “Escola Mais Sustentável” em capacitação de educadores | Correio dos Campos

COM ASSESSORIAS – Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou, nesta terça-feira (4), na Escola Luíza Almeida, a formação semestral com cerca de 236 professores das instituições de ensino da cidade e do interior. Durante o evento, os participantes também visitaram o aterro desativado e a cooperativa de reciclagem Acamarango, além de conhecerem o lançamento do programa “Escola Mais Sustentável” em todas as 17 unidades escolares.

Em parceria com o setor do Meio Ambiente, os educadores assistiram a uma palestra ministrada pelo secretário de Agricultura, Ediam Carlos Groto, e pelo diretor da pasta, Fernando Waurick. Eles abordaram os desafios da reciclagem, a necessidade de reduzir a quantidade de lixo e os objetivos do projeto “Escola Mais Sustentável”, que prevê o reforço da coleta seletiva com a separação dos resíduos em três categorias, orgânicos, recicláveis e úmidos.

“Queremos conscientizar as crianças sobre a importância de diminuir o volume de lixo, mostrando que muitos resíduos podem ser reciclados. Por isso, contamos com o apoio dos professores para incentivar a separação dos materiais”, afirmou Groto.

Durante o dia, os educadores participaram de duas visitas. A primeira ocorreu no antigo aterro, localizado na região da Anta Gorda, desativado pela prefeitura desde 2022. Atualmente, o local realiza o transbordo do lixo não reaproveitável, que é encaminhado para área licenciada, com uma média de 350 toneladas mensais geradas pela população. Em seguida, os professores conheceram o processo de reciclagem no novo galpão da cooperativa, inaugurada em novembro.

O evento incluiu um café da manhã, almoço, lanche da tarde e um momento de oração conduzido pelo diácono da Paróquia Menino Jesus, Júlio Venuka. O professor e diretor Irving Azevedo abrilhantou a ocasião com uma apresentação musical, cantando “Não Me Vejo Sem Jesus” ao som da sanfona. Antes dos passeios, cada participante recebeu uma sacola ecológica. Entre os presentes estavam a vice-prefeita Ana Maria Pachalki e a secretária Ruth Eliane Faustin.

Fazendo sua parte

Existem três categorias de resíduos, o orgânico que são principalmente restos de comida e cascas de frutas e verduras, sendo usados para compostagem; reciclável, como papéis e plásticos; úmido que não pode ser reaproveitado e esse vai para uma destinação correta por meio do transbordo. O vidro também pode ter outra utilidade, mas quando quebrado deve tomar cuidado com os cacos, colocar em uma garrafa PET fechada ou em alguma proteção parecida para evitar ferimentos dos profissionais da reciclagem.

Compartilhe:

Veja também: