COM ASSESSORIAS – O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governo Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), comandou nesta quarta-feira (19), uma audiência pública sobre segurança em Ponta Grossa e região. O evento, realizado na sede da ACIPG, contou com a participação de autoridades, especialistas, representantes das forças policiais e da sociedade civil, todos reunidos para debater estratégias que visam enfrentar o aumento crescente da violência na cidade e região.
“Foi uma oportunidade importante para ouvir lideranças, a população da região e representantes das forças policiais sobre os desafios enfrentados no combate à violência. A partir do que foi debatido durante a audiência pública, poderemos encaminhar as sugestões apresentadas, para que se tornem ações resolutivas. Pretendo transformar muitas dessas sugestões em projetos de lei no sentido de auxiliar as forças de segurança no combate ao crime”, afirmou Rangel.
Uma das questões levantadas durante a audiência foi a internação compulsória de dependentes químicos, proposta pela presidente da OAB de Ponta Grossa, Mariantonieta Ferraz. De acordo com ela, a proposta visa proteger tanto o dependente quanto à coletividade, destacando também que todo o processo seja acompanhado de políticas de reabilitação para que tenha a eficácia desejada.
“Não basta nós colocarmos a polícia específica e permanente nas praças. Eles também têm o direito porque eles são doentes e, de alguma forma, merecem pelo menos um tratamento adequado”, afirmou a presidente.
Marcelo Rangel sugeriu a criação de uma comissão para avaliar as práticas de tratamento compulsório em municípios como Blumenau e Chapecó, em Santa Catarina.
Outras sugestões
O comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Renato dos Santo Taborda, sugeriu a criação de uma escola de trânsito em Ponta Grossa, com o objetivo de educar e conscientizar a comunidade, a fim de melhorar o trânsito e reduzir acidentes.
Outra proposta apresentada foi a criação de um projeto para atender mulheres em situação de vulnerabilidade e fragilidade. A ideia apontada pelo deputado Marcelo Rangel, propõe que mulheres vítimas de violência doméstica tenham preferência em programas de moradia popular no âmbito municipal e estadual.
O deputado Marcelo Rangel e o secretário de Segurança e Cidadania de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, mencionaram a possibilidade de integração dos projetos “Olho Vivo”, do Governo do Estado, e Muralha Digital, do município de Ponta Grossa.
Homenagens
Durante a audiência pública foram entregues Menções Honrosas aos policiais que participaram da Operação Integrare, realizada pela Polícia Militar do Paraná, em 17 de janeiro deste ano. Ao todo 50 profissionais do setor de inteligência da polícia e de grupos como o Tigre, Bope e Choque estão recebendo homenagens em reconhecimento pelo trabalho realizado.
A ação, que teve como alvo uma quadrilha especializada no roubo a bancos e carros-fortes, fez a apreensão de 9 armas, incluindo 7 fuzis e uma metralhadora, além de 36 carregadores, diversas munições e um carro blindado clonado.
“Essa operação policial ganhou destaque nacional, e demonstra o preparo da polícia do Paraná no enfrentamento de situações extremas. A ação impediu que essa quadrilha cometesse mais crimes na nossa região. Por isso, fizemos questão de homenagear todos os profissionais envolvidos, desde a elaboração da estratégia da ação até a operação propriamente dita”, afirmou Marcelo Rangel.
Autoridades presentes
A mesa dos trabalhos da audiência pública foi composta pelas seguintes autoridades: Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, Cel. Alexandre Lopes Dias, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Cel. Renato dos Santos Taborda, comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, Delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial do Paraná, Nagib Nassif Palma, Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal de Ponta Grossa, Luís Fernando Bertelli, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Giorgia Bin Bochenek, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Ponta Grossa, Mariantonieta Pailo Ferraz, Procurador-chefe da Procuradoria Regional de Ponta Grossa, Bruno Rabelo dos Santos, prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, Procurador Geral do Município de Ponta Grossa, Gustavo Schemim da Matta, Vereador Pastor Ezequiel, Capitão do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, Capitão Renan Bortolassi, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Tânia Maria Sviercoski Pinto, representante do deputado federal Sandro Alex, Sebastião Mainardes e o diretor na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná, Diego Del Corsi.