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COM ASSESSORIAS – O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa divulgou, na última sexta-feira (14), um balanço do número de reclamações fundamentadas recebidas em 2024, isto é, aquelas onde há a abertura de um procedimento administrativo para averiguar a conduta das empresas e eventuais prejuízos aos consumidores. Nestes casos, são realizadas audiências entre as partes com o objetivo de apurar as situações.
Do total de mais de 25 mil atendimentos realizados pelo Procon no último ano – entre orientações, atendimentos, etc -, 1061 envolvem reclamações fundamentadas, sendo as áreas de serviços financeiros e de telecomunicações as mais mencionadas pelos consumidores, somando mais de 65% das reclamações.
De acordo com o coordenador do Procon, Naim Filho, o principal tema das denúncias envolve a realização de cobranças indevidas.
“Mais de 37% das reclamações fundamentadas registradas pelo Procon no último ano são de situações onde há a cobrança por serviços ou produtos que não foram contratados pelos consumidores. Na sequência, temos as situações de ofertas não cumpridas ou publicidade enganosa, que chegam a mais de 12%”, explica Filho.
As informações completas do levantamento podem ser acessadas pelos consumidores na sede do Procon ou pelo site.
Serviço
Procon Ponta Grossa
Endereço: R. Balduíno Taques, 445, 2º andar, Centro – Prédio Guaíra
Horário de atendimento: das 9h às 17h30 – de segunda a sexta-feira
Telefone (42) 3220-1045 / 151