O Mutirão de Empregos 50+, promovido nesta terça-feira (7) pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR), teve resultado bastante positivo. A ação, realizada na Agência do Trabalhador de Curitiba, fez parte das atividades do Mês do Trabalhador e superou as expectativas: mais de 600 pessoas foram atendidas ao longo do dia, muitas delas já saindo do evento com uma vaga praticamente garantida.
De acordo com a organização, foram entregues 609 senhas e registradas 1.226 participações nos processos seletivos, já que muitos candidatos tiveram mais de uma entrevista. O resultado foi expressivo: 388 trabalhadores saíram pré-aprovados ou já contratados pelas empresas presentes.
A iniciativa reuniu oito empresas parceiras, que disponibilizaram dezenas de vagas para pessoas com mais de 50 anos. A recrutadora Ana Beatriz Fortunato destacou o alto nível dos candidatos e o impacto positivo do mutirão: “Eles já saem daqui com encaminhamento para entregar documentos na empresa e, em muitos casos, com o exame admissional agendado. Para mim, esse mutirão foi incrível. São pessoas comprometidas e que se esforçam para permanecer no posto de trabalho”, disse.
Histórias como a de Ezilda Maria mostram o quanto ações como essa são transformadoras. Desempregada, ela viu no mutirão uma nova chance. “Fiquei sabendo e vim até aqui, participei da seleção e até achei fácil. Fiquei muito emocionada de sair daqui já aprovada, estou muito feliz. Convido a todos a participarem dos mutirões e acredito que, para conseguir emprego, tem que ter persistência”, disse.
Aparecido da Silva, de 64 anos, também aproveitou a oportunidade e saiu com uma entrevista agendada. “Eu fui indicado para um hotel aqui na cidade, vou lá para a entrevista sexta-feira. Acho que agora vai, se Deus quiser. Ficar parado não dá, já são nove meses parado, as contas vêm e a gente fica sem chão”, disse.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o resultado do mutirão mostra o impacto direto das ações do Governo do Estado, por meio da SETR, na vida da população. “Foi um dia de esperança e dignidade para centenas de paranaenses. Mais de 500 pessoas foram atendidas e muitas já saíram daqui praticamente empregadas. Esse é o papel do poder público: abrir portas, criar oportunidades e valorizar a experiência dos nossos trabalhadores. O sucesso deste mutirão nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, também celebrou a iniciativa. “Ações como o Mutirão de Empregos 50+ da SETR são cada vez mais necessárias diante do cenário de transição demográfica e envelhecimento da população em que vivemos, em especial no Paraná, que em 2027 já terá mais pessoas maiores de 60 anos do que menores de 14 anos”, afirmou.
SÉRIE DE EVENTOS – O mutirão direcionado ao público de mais de 50 anos abriu a série de quatro eventos em Curitiba programados para maio, mês do trabalhador. No dia 14 (quarta-feira), serão ofertadas mais de 1.000 vagas para a população negra.
No dia 20 (terça-feira), 100 candidatos pré-selecionados passam por dinâmica com atividades físicas, no ginásio da Praça Oswaldo Cruz. Trata-se de um mutirão “sem currículo” onde são avaliadas as habilidades e competências dos candidatos por meio de atividades esportivas e, por fim a análise do currículo, como última etapa.
Para fechar a série de maio, no dia 28, o bairro Cajuru recebe o maior mutirão, com mais de 3.000 vagas, ofertadas por mais de 50 empresas.