Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meteorologistas do Simepar recebem homenagem da Assembleia Legislativa

Em reconhecimento ao trabalho em benefício da população paranaense, sete meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) receberam nesta segunda-feira (19) um certificado de Menção Honrosa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O diretor-presidente do Simepar, Paulo de Tarso, também recebeu uma homenagem em nome da instituição. O Simepar é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“Isso é o corolário de todo um processo construído pelo Simepar ao longo desses anos no Paraná”, afirmou Tarso. “Essa homenagem é também para o Estado, que através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Água e Terra, tem dado todo o suporte para que possamos desenvolver nossas atividades e estar sempre na vanguarda desse trabalho tão importante para o meio ambiente e para o cidadão paranaense”. 

A diretora-executiva do Simepar, Vanessa D’Ávila, meteorologista experiente, ficou emocionada com a homenagem aos funcionários. “É um orgulho imenso fazer parte do Simepar todos esses anos e ver meus colegas sendo homenageados, na área onde eu também comecei no Simepar. Vai perdurar por longos anos o trabalho que o Simepar faz”, ressaltou.

Para a o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, o reconhecimento é fruto da relevância do trabalho na proteção climática e meteorológica do Estado. “A verdadeira Defesa Civil está em saber também que tempo vai fazer amanhã, que tempo nos reserva o futuro. E na condição de autoridade climática do Paraná, em nome dos meus colegas do IAT e do Simepar, eu quero cumprimentar os sete anunciadores do tempo, os sete analistas do tempo, os sete meteorologistas exemplares do Paraná”, afirmou.

HOMENAGEADOS – A proposição da homenagem foi do deputado Goura, com apoio do presidente da Alep. “Essa homenagem representa o respeito e a valorização a um trabalho pautado na ciência e que impacta diretamente o desenvolvimento do Paraná. É importante que tenhamos a ciência valorizada, cientistas valorizados, e o Simepar como um órgão que congrega toda essa potência científica do Estado merece todo nosso apoio”, afirmou o deputado.

Uma das homenageadas é Sheila Paz, que entrou no Simepar em 2005 e atualmente é gerente de Operações. Meteorologista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ela possui mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Gestão, Liderança e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Fiz 20 anos de Simepar em 2025 e esse reconhecimento da Assembleia é um reconhecimento do nosso trabalho para o público paranaense que tratamos com tanto carinho, tanto cuidado. O Simepar tem as portas abertas para levar informação precisa. Para nós é uma honra e pra minha trajetória de 20 anos é um marco super importante”, disse.

Também homenageado nesta segunda-feira, Marco Jusevicius entrou no Simepar em 2003 e atualmente é coordenador de Operações. Ele é bacharel em Meteorologia pela IAG/USP (1990), com mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV (2016). Atuou de 1991 a 2002 nas empresas IPMET/Unesp, Cemig, WSI International e Climatempo.

“É um legado de quem começou, de outros meteorologistas que não estão mais aqui, mas nos colocaram em sintonia com essa necessidade que a sociedade tem, e estamos em uma geração que já está passando para novos meteorologistas esse modo de encarar o trabalho com seriedade e com garra todo dia”, afirmou Jusevicius.

METEOROLOGISTAS – Outros cinco meteorologistas receberam a Menção Honrosa. O mais antigo é Fernando Mendonça Mendes, que entrou como bolsista no Simepar em 2000 e como funcionário, através de processo seletivo, em 2002. É bacharel em Meteorologia pela UFPel (1998) e foi professor da Fundação Escola Superior de Ciências Comerciais de 2000 até 2006. 

“O significado dessa homenagem é muito importante pelos anos que a gente vem dedicando ao trabalho. É uma alegria muito grande ter recebido esse reconhecimento dentro da Assembleia, que é a casa do povo do Paraná”, afirmou Mendes. 

Reinaldo Kneib é Bacharel em Meteorologia pela UFPel (2000) e mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Entrou como bolsista no Simepar em 2003 e foi selecionado para contratação como meteorologista na instituição em 2005. “Essa homenagem é fruto de um trabalho de 20 anos no Simepar, mostrando para sociedade todo o nosso potencial. Isso vem marcar essa trajetória que eu tenho feito aqui na empresa”, comemorou.

Iniciando a trajetória como bolsista, em 2002, Samuel Braun foi contratado como meteorologista no ano seguinte. Ele é Bacharel em Meteorologia pela UFPel (2001) e mestre em Ciências Atmosféricas pela USP (2003), com MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Uninter (2020). 

“É um momento de alegria. Isso comprova que a gente está fazendo algo certo. Mais de 20 anos trabalhando, tem as dificuldades mas também tem a parte legal, do dia a dia, da conversa com as pessoas. Uma homenagem de forma mais oficial é sempre bem-vinda, e sigamos mais  20 anos no Simepar”, afirmou. 

Paulo Barbieri atuou na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) de 2005 a 2011, e então chegou ao Simepar. É bacharel em Meteorologia pela UFPel (2001) e mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). “É um reconhecimento por uma grande parte da minha vida, desde a época dos estudos. É muito importante para mim e para minha família”, disse.

Lizandro Jacobsen entrou como bolsista no Simepar em 2002 e no ano seguinte foi selecionado no processo seletivo da instituição. É bacharel em Meteorologia pela UFPel (1999)  mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). 

“Além de ser um reconhecimento pessoal, é institucional, porque o meteorologista não faz o papel sozinho. Nós temos os nossos colaboradores, funcionários e bolsistas que nos dão todo esse apoio para que a gente consiga fazer uma boa previsão do tempo. Esse é um reconhecimento que a gente já sente no dia a dia”, ressaltou.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte. 

A meteorologia do Simepar é pioneira em Nowcasting. Há meteorologistas de plantão 24 horas gerando previsões e alertas meteorológicos para clientes em todo o país. São clientes de vários setores, como de energia, petróleo, agricultura, saneamento, construção civil e turismo.

Os meteorologistas elaboram laudos, tiram dúvidas da população em geral, atendem a imprensa diariamente e participam de eventos como palestras e seminários para a sociedade, escolas e universidades, além de ofertarem treinamentos para órgãos como a Defesa Civil e a Copel. Um trabalho que causa impacto diretamente na vida de todas as pessoas.

Compartilhe:

Veja também: