Ir para o conteúdo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que Dilma foi anistiada e os patriotas, (ainda) não? | Opinião | Magno Malta

  • tibagionline
  • 22/05/2025

Magno Malta – 22/05/2025 17h51

Dilma Rousseff Foto: EFE/EPA/BAI LU

Posso estar sozinho, como um pregador em praça pública, voz erguida e sobre um tablado improvisado; mas, não me calarei. Continuarei defendendo os patriotas do 8 de janeiro. Porque não há argumento, narrativa ou decreto que me convença de que a Justiça está sendo feita de forma justa.

Agora, pare e reflita comigo: Dilma Rousseff, ex-presidente que sofreu impeachment, ex-guerrilheira e ex-presa durante a ditadura militar, foi anistiada. Já os patriotas, por outro lado, seguem sendo tratados como criminosos. Qual é a lógica?

Não estou aqui para julgar a biografia de Dilma, mas para relembrar os fatos. Nos anos 70, ela foi presa por envolvimento na luta armada contra o regime militar. Há décadas, se menciona sua participação em assaltos a bancos e atentados organizados pelo grupo do qual fez parte. Hoje, setores da esquerda tentam reescrever essa história como se tudo fosse invenção da direita, porém documentos oficiais e registros históricos sustentem essas acusações.

Nada disso impediu que ela fosse abraçada pelo PT, eleita presidente da República, afastada por crime de responsabilidade e, mais recentemente, nomeada presidente do Banco dos BRICS por indicação de Lula. A mesma Dilma que, além de todos esses títulos, carrega o de ex-presa política. Não por pichar uma estátua com batom ou rezar em frente a um quartel, mas por ter integrado uma organização criminosa que pegou em armas contra o Estado.

E agora, no Brasil das contradições, a notícia da semana: Dilma Rousseff foi oficialmente reconhecida como anistiada política pela Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos. A decisão, que reverte uma negativa emitida durante o governo Bolsonaro, concede a ela uma indenização de R$ 100 mil, sob o argumento de que teve seus direitos violados pelo regime militar: foi presa, torturada, teve os estudos interrompidos e perdeu um cargo público.

Ainda que se reconheça a diferença entre os tipos de “anistia” em discussão, o que está em pauta aqui é a forma desigual com que situações são tratadas no Brasil.

A pergunta que não quer calar entre milhares de brasileiros é simples: e os patriotas? Aqueles que acamparam, marcharam, gritaram, rezaram e, sim, em alguns casos exageraram, mas que jamais pegaram em armas, jamais planejaram atentados, jamais causaram os danos que outros já foram perdoados por cometer, em nome da ideologia.

Quantos patriotas morreram sem resposta? Quantos vivem hoje com tornozeleiras, impedidos de trabalhar, estudar, ver os filhos? Quantos perderam tudo enquanto o Congresso permanece em silêncio diante dos pedidos de anistia? Por que a balança da Justiça parece pender sempre para o mesmo lado?

Não se trata aqui de defender o caos ou a baderna, mas de exigir coerência histórica, jurídica e humana. Se Dilma merece anistia, por que não os patriotas? Ou será que, no Brasil, o perdão é privilégio de quem detém a “narrativa certa”?

Magno Malta é senador da República. Foi eleito por duas vezes o melhor senador do Brasil.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Comissão concede anistia a Dilma com indenização de R$ 100 mil
2 Viagem de Lula à Rússia e China teve comitiva de 130 pessoas
3 PL apresenta texto substitutivo do projeto de anistia
4 INSS: Nikolas denuncia omissão de Motta e vai ao STF por CPI

Siga-nos nas nossas redes!

Receba notícias
em seu celular!

Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.


Compartilhe:

Veja também:

Sanepar vai levar saneamento ao Distrito Industrial de Santa Terezinha de Itaipu

Sanepar vai levar saneamento ao Distrito Industrial de Santa Terezinha de Itaipu

tibagionline 23 de maio de 2025
Leia Mais »
Uma disfunção psíquica: O tal do bebê reborn | Opinião | Marco Feliciano

Uma disfunção psíquica: O tal do bebê reborn | Opinião | Marco Feliciano

tibagionline 23 de maio de 2025
Leia Mais »
Ambulatório de Especialidades de União da Vitória chega a 92% de conclusão

Ambulatório de Especialidades de União da Vitória chega a 92% de conclusão

tibagionline 23 de maio de 2025
Leia Mais »
« Voltar Page1 Page2 Page3 Page4 Page5 Próxima »

Grandes clássicos das décadas de 70, 80, e 90. Uma RÁDIO diferenciada!

Estar on-line é alcançar mercados que ainda não conhecem sua empresa.

 

Ouça-nos

Baixe Nosso App

Ouça Pela Rádios Net

Redes Sociais

Facebook Instagram Youtube

Galeria

2001/2025 © Copyright by Tibagi OnLine