fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil tem 26 cidades com população inferior a 1,5 mil habitantes

O Brasil tem 26 municípios com menos de 1,5 mil habitantes em 2024, conforme novas estimativas populacionais apresentadas nesta quinta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade com menor número de habitantes fica em Minas Gerais: é Serra da Saudade, com 854 moradores. Estados como Alagoas e Rio Grande do Sul apontam para uma futura queda no volume populacional.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Outros dois municípios com população inferior a mil habitantes são Anhanguera, em Goiás (921 moradores), e Borá, no Estado de São Paulo (928).

O somatório das populações dos 26 municípios com menos de 1,5 mil habitantes totaliza 33,2 mil indivíduos. Esse número representa menos de 0,03% de toda a população brasileira, projetada atualmente em 212,6 milhões de pessoas.

Município de Serra da Saudade, na região centro-oeste de Minas Gerais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da SaudadeMunicípio de Serra da Saudade, na região centro-oeste de Minas Gerais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade
Com 854 habitantes, segundo dados atualizados pelo IBGE, Serra da Saudade é a menor cidade do Brasil em número de pessoas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade

Soma das cidades não ocuparia um estádio de futebol

Para dimensionar esse contingente, ao comparar a soma das 26 cidades com a capacidade de público de um estádio de futebol, daria para afirmar que os habitantes ocupariam pouco mais da metade das arquibancadas, por exemplo, da Neo Química Arena, onde o Corinthians manda seus jogos.

O estudo com as estimativas do IBGE é importante para uma série de decisões que precisam ser tomadas em torno das políticas públicas.

Estatísticas ajudam na distribuição de recursos

Os números servem, por exemplo, para o Tribunal de Contas da União calcular a distribuição de recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios. 

Esse fundo é composto por uma parcela da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

As estatísticas são referência, ainda, para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Segundo o IBGE, as estimativas foram calculadas com base nas projeções da população do Brasil e das unidades da Federação, revisadas na semana passada pelo órgão. O levantamento considera os dados dos últimos Censos Demográficos, de 2010 e 2022. 

Imagem de pesquisador da IBGEImagem de pesquisador da IBGE
Censo é determinante para a definição de políticas públicas e a destinação de recursos financeiros | Foto: Reprodução/Agência Brasil/Tânia Rêgo

Veja a lista das 26 cidades

  1. Serra da Saudade (MG)
  2. Anhanguera (GO)
  3. Borá (SP)
  4. Araguainha (MT)
  5. Nova Castilho (SP)
  6. Cedro do Abaeté (MG)
  7. André da Rocha (RS)
  8. União da Serra (RS)
  9. Oliveira de Fátima (TO)
  10. São Sebastião do Rio Preto (MG)
  11. Coqueiro Baixo (RS)
  12. Engenho Velho (RS)
  13. Nova Aliança do Ivaí (PR)
  14. Miguel Leão (PI)
  15. Jardim Olinda (PR)
  16. Carlos Gomes (RS)
  17. Tupanci do Sul (RS)
  18. Uru (SP)
  19. Cachoeira de Goiás (GO)
  20. Grupiara (MG)
  21. Lagoa Santa (GO)
  22. Guabiju (RS)
  23. Flora Rica (SP)
  24. Doresópolis (MG)
  25. Paiva (MG)
  26. Crixás do Tocantins (TO)

Entre as 15 maiores cidades, 13 são capitais

Dos 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, 13 são capitais. “Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nessas cidades, representando 20,1% do total do país”, informou o IBGE.

Com 11,9 milhões de habitantes, São Paulo permanece como a cidade mais populosa do país. Na sequência vêm o Rio de Janeiro, com 6,7 milhões; Brasília, com 3 milhões; Fortaleza, com 2,6 milhões; e Salvador, com 2,6 milhões de habitantes.

Veja também:

Compartilhe:

Veja também: