Uma mulher de 39 anos teve 80% do corpo queimado ao acender uma churrasqueira usando etanol, informou o Corpo de Bombeiros. O caso foi registrado no Bairro Contorno em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Segundo os bombeiros, ela e o marido estavam ascendendo a churrasqueira quando houve o acidente.
Conforme a corporação, o marido tentou apagar o fogo no corpo da esposa rolando ela no chão e depois a colocando embaixo do chuveiro, antes da chegada do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE).
A mulher teve queimaduras de segundo e terceiro grau no corpo e também vias aéreas e está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa.
O homem teve ferimentos moderados nas mãos e braços e foi atendido pelo Siate. Na sequência foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e passa bem.
Explosão por combustão de gases inflamáveis
O tenente do Corpo de Bombeiros, Bruno da Macena explicou que líquidos inflamáveis não são indicados para churrasqueiras porque em contato com ar liberam gases inflamáveis, que podem acusar acidentes, como o registrado em Ponta grossa.
“Quando você utiliza líquidos inflamáveis e principalmente etanol de posto, que é o mais volátil, a pessoa coloca na churrasqueira esse líquido. Até que ela vá ascender esse álcool, esse líquido está emanando gases inflamáveis, principalmente em dias quentes, secos”, explicou o bombeiro.
“Esses gases vão tomando conte do ambiente da churrasqueira e ambiente externo ali de onde essa pessoa se encontra. No momento em que ela riscar o fósforo ou isqueiro, todos esses gases vão entrar em combustão e causar esse ascendimento abrupto, rápido, similar a uma explosão e vai causar queimaduras”, salientou o profissional.
Fonte: g1