Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A banda que não existe faz sucesso

A banda Velvet Sundown (“pôr do sol de veludo”) está fazendo o maior sucesso. Com um som retrô e calmo que remete aos anos 1960, já tem um milhão de seguidores no Spotify. Seu álbum de estreia, “Floating in Echoes” vai muito bem nas paradas do Reino Unido, Noruega e Suécia. São Paulo é a cidade que reúne o maior número de ouvintes – 15 mil. Um segundo disco, Dust and Silence, já foi lançado.

Esse sucesso se reflete na foto de seus membros rindo numa van após um de seus shows. Detalhe: a Velvet Sundown não existe. Tudo – as imagens dos músicos, a capa do disco, as canções – foi produzido por inteligência artificial.

Imagem: divulgação

A página da banda na Spotify diz que os músicos são Gabe Farrow (guitarra), Lennie West, (baixo) Milo Rains (vocal) e o percussionista Orion ‘Rio’ Del Mar. Eles não existem no mundo real.

A Velvet Sundown não existe, mas tem um porta-voz (falso) chamado Andrew Frelon. Ele declarou à revista Rolling Stone: “Vivemos em um mundo onde coisas falsas às vezes têm ainda mais impacto do que coisas reais. E isso é confuso, mas é a realidade que enfrentamos agora. Então, é como: ‘Devemos ignorar essa realidade? Devemos ignorar essas coisas que existem em um continuum de real versus falso, ou uma espécie de mistura dos dois? Ou devemos mergulhar nisso e simplesmente deixar que seja a língua nativa emergente da internet?’”

Jornalistas da área musical e músicos, reagiram indignados à notícia, chamando os admiradores da banda de “idiotas” por terem acreditado numa farsa. A questão mais profunda é outra. A música do Velvet Sundown é pior e mais artificial do que a produzida por artistas como Coldplay e Taylor Swift nesta fase especialmente pobre da música pop?

YouTube videoYouTube video

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: