Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A câmera que mudou tudo

O ato de andar pela rua tirando fotos tem pouco mais de cinquenta anos. E hoje, que tudo ficou extremamente fácil com as câmeras presentes em todos os celulares, é preciso lembrar da Leica.

As primeiras câmeras fotográficas, no fim do século 19, exigiam um tripé e um “flash” feito de pólvora. As fotos geralmente eram registradas em estúdios, e as pessoas precisavam ficar paradas. A abertura da lente era muito estreita, o que exigia mais tempo de exposição. O fotógrafo registrava a imagem numa “chapa”, que precisava ser trocada a cada registro. Depois era preciso um trabalho no laboratório para que a foto tivesse um acabamento, com efeitos especiais, já que era muito tosca.

A revolução veio em 1924 com a Leica, lançada pelo empresário alemão Ernst Leitz Wetzlar. (“Leica” quer dizer “Leitz Camera”). A Leica trazia as inovações tecnológicas que mudariam a história da fotografia. Em primeiro lugar, a abertura de sua lente era maior, o que permitia tempo menor de exposição. Várias fotos podiam ser tiradas em sequencia. Não era mais necessário fazer pose num estúdio.

A “chapa” foi substituida por um rolo de filme virgem, o que aumentou a agilidade dos fotógrafos em tirar uma foto atrás da outra. Para completar, era era muito mais leve. Com a Leica foi possível começar a fotografar a vida como ela é, na rua, em movimento. O que mudou o jogo também do jornalismo para sempre. Se você sair na rua para tirar uma selfie ou registrar alguma coisa destinada às redes sociais… pense na velha Leica.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: