Juliana Leite – 28/04/2025 09h32

Enquanto o mundo civilizado enviava dois ou quatro representantes discretos para o enterro do papa — respeitosos, comedidos, gente que sabia o tamanho do momento — o Brasil se superava no vexame internacional: mandou 20. 20!
Não era uma delegação, era praticamente uma excursão de formatura. Ternos mal cortados, gravatas tortas, olhos brilhando pela chance de sair em alguma foto mundial. E, claro, a velha vocação brasileira de transformar qualquer tragédia alheia em palco para sua própria mediocridade.
Enquanto isso, aqui dentro, o espetáculo do horror segue firme. A anistia é negada sem pudor, como se fosse um capricho. Mães, pais, trabalhadores — gente comum que ousou acreditar no direito de protestar — seguem presos, tratados como terroristas de fancaria. Como se carregar um batom fosse carregar uma bomba. Como se levantar a voz fosse um crime maior do que destruir um país inteiro.
Está tudo errado. Tão errado que já falta até o constrangimento. Um governo que se fantasia de diplomata para fora e de ditador para dentro. Um governo que não sabe mais distinguir vergonha de vaidade. Um governo que se especializou em posar para enterros enquanto enterra, vivo, o próprio povo.
![]() |
Juliana Moreira Leite é jornalista especialista em cultura, escritora e curiosa. Nesse espaço vai falar sobre assuntos da atualidades sob a sua visão. |
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Leia também1 Velório do papa Francisco: Lula levou até a tesoureira do PT
2 Lula diz que espera que próximo papa seja igual a Francisco
3 Janja dispensa véu em funeral; sorriso da primeira-dama chama atenção
4 Velório: Lula, Janja, Dilma e ministros se despedem do papa
5 Fotos: Vaticano divulga imagens do túmulo de papa Francisco
em seu celular!
Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.