Em uma temporada marcada por muitas lesões, o Dallas Mavericks vai aos poucos encontrando o caminho das vitórias na NBA, e tenta manter a boa fase nesta quarta-feira (19), quando recebe o New York Knicks no American Airlines Center, em duelo com transmissão do Disney+ a partir das 23h30 (de Brasília).
O time, que está sem Kyrie irving por toda a temporada por conta de uma grave lesão, cada vez mais tem a liderança de Cooper Flagg, escolha número 1 do último draft e que vem melhorando bastante seu desempenho nas quadras. Embora o jovem pareça ser a futura “cara” da franquia, esse posto já tinha um dono muito bem definido nos últimos anos: Luka Doncic. O armador esloveno, que levou os Mavs até as Finais em 2024, e acabou envolvido na mais bombástica troca na NBA em todos os tempos.
E a decisão que abalou a liga no dia 2 de fevereiro de 2025 finalmente cobrou seu preço na última semana, quando Nico Harrison, principal responsável pela negociação com o Los Angeles Lakers acabou demitido do cargo de gerente geral da franquia, 282 dias após implodir sua relação com a torcida e virar motivo de chacota para muitos.
Desde o envio do astro esloveno para Los Angeles, Harrison se tornou alvo constante de protestos. Torcedores levaram faixas ao American Airlines Center, fizeram campanhas nas redes sociais e pressionaram a diretoria por sua saída. Para muitos, ele simbolizava a ruptura com o ídolo e o início da derrocada esportiva da equipe.
A queda veio por meio de uma carta aberta assinada pelo presidente do time, Patrick Dumont, que afirmou que a demissão está diretamente ligada ao desempenho decepcionante dos Mavericks. Hoje, a equipe ocupa a 13ª posição da Conferência Oeste, cenário impensável para uma franquia que rotineiramente aparecia entre as candidatas ao título.
A crise, porém, tem raízes claras. A relação entre Harrison e o restante da cúpula dos Mavericks ficou abalada desde a troca de Doncic, então o melhor jogador da franquia e um dos maiores talentos da NBA. O GM justificou à época que enviou o astro aos Lakers por dois motivos: reforçar a defesa do elenco, algo que aconteceu com a chegada de Anthony Davis, um jogador realmente excelente, mas que sofre muito com lesões, e preocupações físicas com o camisa 77.
A justificativa não convenceu. Internamente, membros da organização discordaram do movimento, e externamente a paciência do torcedor se esgotou. Doncic, em grande fase em Los Angeles, tornou-se um lembrete constante do erro de planejamento — enquanto Dallas acumula derrotas e falta de identidade em quadra.
Outro jogão da NBA, muita Champions Feminina e mais!
A partida entre Mavericks e Knicks é a segunda da rodada dupla de NBA nesta quarta-feira na tela do Disney+. Mais cedo, às 21h, a bola sobe para Cleveland Cavaliers e Houston Rockets.
O dia tem também muito futebol, com cinco jogos da Champions League Feminina. Às 14h45, Juventus e OL Lyonnes se enfrentam, assim como Wolfsburg e Manchester United. A partir das 17h, mais três jogos: Arsenal x Real Madrid, Paris FC x Benfica e Valerenga x St. Polten.
Durante a noite, às 19h30, tem mais bola rolando, com o duelo entre Vila Nova e Volta Redonda pela última rodada da Série B do Brasileirão.


