Ser “demitido” de uma banda de heavy metal por beber demais e abusar das drogas. Ozzy Osbourne perdeu o posto no Black Sabbath em 1979 exatamente assim. Neste sábado, 5, banda e cantor voltam ao palco juntos para pendurar os instrumentos — e seguir em uma nova turnê: a aposentadoria.
+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você
Ozzy tem 76 anos, mesma média de idade dos integrantes do Black Sabbath. A transmissão do show começa às 11h, no horário de Brasília. Mas não é matinê. O lugar escolhido para a despedida fica em Birmingham, na Inglaterra, onde Ozzy ajudou a fundar o Black Sabbath em 1968. No palco inglês, será 15h. O horário, assim como o nome da banda, é carregado de simbolismo.
Sabbath vem do hebraico Shabbat. É o sábado na língua dos judeus, dia do descaso sagrado para louvar a Deus. Black, em português, é negro. O nome da banda é, literalmente, Sábado Negro — uma sacada do baixista Geezer Butler para encantar o público.
Das telas para a caixa de som
Antes de virar sucesso, o nome do grupo era Earth. Geezer percebeu o poder do terror no público enquanto assistia a um filme desse gênero no fim da década de 1960.
O músico não teve dúvida e convenceu os companheiros a embarcarem numa virada: fazer músicas com temática sombria para despertar, na melodia, a sensação dos cinemas. O nome da obra cinematográfica? Justamente, Black Sabbath.
Ozzy e o Black Sabbath na hora da morte
O horário para o encerramento da carreira deixou marcas na história humana. A maior delas: a morte de Jesus Cristo. Ozzy Osbourne e o Black Sabbath escolheram a hora mais sombria no cristianismo para iniciar o fim da própria história. Além dos fãs, a despedida contará com outras lendas do rock, como membros do Alice In Chains, Metálica e Guns N’ Roses.