O governo brasileiro anunciou que as autoridades sanitárias da Bolívia aceitaram o Certificado Sanitário Internacional proposto pelo Brasil para a exportação de farinhas e gorduras de peixes.
Segundo divulgação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a decisão reflete o elevado nível de confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro e deverá fortalecer as relações comerciais com o país.
Exportações à Bolívia e os impactos no agro
Em 2024, as exportações agropecuárias brasileiras para a Bolívia alcançaram aproximadamente US$ 399 milhões. O valor evidência a relevância das relações comerciais entre os dois países, além de destacar os principais produtos exportados, como bebidas, produtos florestais e rações para animais.
A abertura deste novo mercado para farinhas e gorduras de peixes reforça a posição do Brasil no comércio internacional. Esta ação é uma novidade importante para o agronegócio brasileiro que, em 2025, comemora sua 28ª abertura de mercado. A expansão da exportação de produtos do setor pesqueiro é uma oportunidade estratégica para diversificar ainda mais a pauta exportadora do país.
A colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem sido uma porta que abre novos mercados e fortalece as exportações brasileiras. Desde o início de 2023, o Brasil conquistou 328 novas oportunidades comerciais, refletindo o empenho do governo e do setor privado em diversificar os destinos para os produtos agropecuários.