Guillermo Ochoa protagonizou um episódio inusitado no fechamento da janela de transferências. O histórico goleiro, um dos maiores da história do México e com cinco Copas do Mundo no currículo, estava prestes a assinar contrato com o Burgos, da segunda divisão da Espanha, e simplesmente desapareceu após pedir para sair e tomar um café.
O acerto já estava encaminhado, faltando apenas a assinatura do atleta de 40 anos. Porém, segundo o jornal espanhol Marca, ele nunca mais voltou à reunião, não atendeu telefonemas nem respondeu mensagens do clube.
Apesar da situação curiosa, a torcida do Burgos teria reagido sem revolta. Ainda de acordo com o jornal, muitos já não viam com bons olhos a chegada de Ochoa, devido à idade avançada e dúvidas sobre seu desempenho atual.
Em entrevista ao próprio diário espanhol, o goleiro apresentou sua versão. Segundo ele, o Burgos alterou os termos do contrato na última hora, incluindo cláusulas que considerou abusivas.
“O clube mudou o valor do contrato de forma repentina e para baixo. O contrato final dava 60% das receitas publicitárias ao clube e ainda incluía uma cláusula extra de R$ 27 milhões. O valor total nem sequer chegava ao salário mínimo da categoria”, afirmou Ochoa.
Com isso, o veterano desistiu do acordo e retornou para sua casa em Madri, onde mora atualmente.
Ídolo no México, Ochoa ainda sonha disputar a sua sexta Copa do Mundo. No Brasil, é lembrado por atuações históricas: fechou o gol no empate sem gols contra a seleção brasileira no Mundial de 2014, além de jogos memoráveis contra Flamengo e Vasco em competições continentais. Na última temporada, o goleiro defendeu o AVS, de Portugal.