Durante uma conversa com jornalistas na Casa Branca nesta sexta-feira, 25, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a opinião de Emmanuel Macron, presidente da França, não é relevante.
“Aqui está a boa notícia: o que ele (Macron) diz não importa”, afirmou Trump. “A sua declaração não tem nenhum peso.”
US President Donald Trump on French President Emmanuel Macron: “Here’s the good news, what he [Macron] says doesn’t matter. His statement doesn’t carry any weight.” pic.twitter.com/TYNv6gDDHc
— Visegrád 24 (@visegrad24) July 25, 2025
A declaração ocorre um dia depois de o país europeu anunciar que irá reconhecer a Palestina como um Estado.
“Fiel ao compromisso histórico da França com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina”, escreveu Macron, em comunicado nas redes sociais na quinta-feira 24.
A decisão foi criticada por Israel, que considerou o reconhecimento da Palestina como Estado uma “recompensa ao terror”, e também pelo governo dos Estados Unidos. Antes mesmo da declaração de Trump, a oposição à medida já havia sido expressa pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Governo Trump rejeita intenção da França de reconhecer a Palestina como Estado


O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou na quinta-feira 24 que Washington rejeita veementemente a intenção do presidente da França, Emmanuel Macron, de reconhecer oficialmente um Estado Palestino.
Segundo Rubio, a medida seria prejudicial ao processo de paz no Oriente Médio. “Essa decisão imprudente só serve à propaganda do Hamas e prejudica a paz”, declarou o secretário em postagem no X.
The United States strongly rejects @EmmanuelMacron’s plan to recognize a Palestinian state at the @UN general assembly.
This reckless decision only serves Hamas propaganda and sets back peace. It is a slap in the face to the victims of October 7th.
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) July 25, 2025
No mês de junho, o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, declarou que não via a criação de um Estado Palestino independente como objetivo atual da política externa norte-americana.
Agora, ele reagiu à declaração de Macron com ironia. “A ‘declaração’ unilateral de Macron de um Estado “palestino” não dizia ONDE ele seria. Agora posso revelar com exclusividade que a França oferecerá a Riviera Francesa e que a nova nação se chamará ‘Franc-en-Stine’”, escreveu Huckabee.
Macron’s unilateral “declaration” of a “Palestinian” state didn’t say WHERE it would be. I can now exclusively disclose that France will offer the French Riviera & the new nation will be called “Franc-en-Stine.”https://t.co/zCZR0Fj9tc
— Ambassador Mike Huckabee (@GovMikeHuckabee) July 25, 2025
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste