Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘A prisão dele foi ilegal, abusiva’

O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre a revelação de Mauro Cid, delator da suposta trama golpista, de que Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais, não estava na comitiva que viajou aos EUA e que ele também não embarcou no avião do presidente.

Leia mais notícias de Política em Oeste

Foi a inexistente viagem de Martins que fez com que Alexandre de Moraes, relator dos processos do 8 de janeiro e de uma suposta trama golpista, decretasse a prisão preventiva de Martins. Ele ficou seis meses preso e ainda é alvo de medidas cautelares que o impedem sua plena liberdade.

Diante dessa revelação de Cid, em depoimento nesta segunda-feira, 14, no processo dos “núcleo dois” da “trama golpista”, Bolsonaro fez uma postagem na qual voltou a reafirmar a inocência de Filipe e a sua própria.

Ele disse que mais uma vez o depoimento de Mauro Cid “se revelou cheio de contradições, mentiras e evasivas, além de se chocar com a denúncia da PGR em vários pontos centrais”

E prosseguiu: “Para ficar em um só exemplo do tipo de ilegalidade que estamos enfrentando: Cid confirmou hoje que o motivo alegado para prender meu ex-assessor Filipe Martins preventivamente era FALSO, pois Filipe não viajou aos EUA em dezembro de 2022 nem jamais teve seu nome incluído na lista oficial de passageiros.”

Ainda conforme a postagem de Bolsonaro, “Cid também confirmou que a PF jamais o indagou sobre isso, mesmo que ele estivesse à disposição como delator.”

Por isso, conclui o ex-presidente: “Está claro mais uma vez: a prisão de Filipe foi ilegal, abusiva e baseada numa mentira. É a prova definitiva de que perseguiram e perseguem minha família, meus amigos e pessoas próximas a mim, com operações e prisões arbitrárias feitas sob medida para tentar forçar delações e acusações falsas que possam me tirar da disputa eleitoral de 2026, que eu lidero em todas as pesquisas.”

No post sobre Filipe Martins, Bolsonaro fala em “caça às bruxas”

Bolsonaro, na postagem, utilizou a expressão recentemente usada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para se referir à perseguição contra o ex-presidente brasileiro.

“Estamos vivendo uma verdadeira CAÇA ÀS BRUXAS, uma perseguição escancarada contra mim e contra os milhões de brasileiros a quem eu represento e dou voz. Tudo baseado em uma delação falsa e cheia de furos, tirada do delator por meio de pressão”, escreveu.

Ele voltou a afirmar que “todas as acusações são falsas”. “Jamais atentei contra a Democracia ou contra a Constituição. Quem atenta contra a Democracia são aqueles que fabricam provas, prendem inocentes e abusam do poder para perseguir e calar adversários políticos.”

E finaliza a postagem com a afirmação de que o “povo brasileiro sabe o que está acontecendo no Brasil e, cada vez mais, a imprensa brasileira e a comunidade internacional também estão entendendo”.


Compartilhe:

Veja também: