O técnico Luis Enrique comandará o PSG na final da Supercopa da UEFA nesta quarta-feira (13), contra o Tottenham, depois de ter levado o time ao troféu inédito da Champions League na última temporada. A história, porém, poderia ter sido diferente se não fosse uma “reputação de irritar pessoas”.
O espanhol chegou a ser cogitado para assumir o cargo de treinador do Tottenham em 2023. O time inglês estava sem treinador após a demissão de Antonio Conte, e Luis Enrique estava sem trabalhar desde que havia deixado a seleção da Espanha, logo após a Copa do Mundo de 2022.
Trabalhar na Inglaterra, segundo rumores, era um desejo do profissional, e os Spurs poderiam ser uma boa opção àquela altura. De acordo com o The Athletic, no entanto, a “fama” que Luis Enrique tinha de irritar pessoas atrapalhou e a diretoria optou por não buscá-lo.
O Tottenham não foi o único clube para o qual o espanhol poderia ter ido em vez do PSG. O Arsenal foi outra equipe que o especulou, mas as coisas não deram certo por questões financeiras. O Chelsea também poderia ter corrido atrás, mas não aconteceu naquele momento.
Sem acerto com clubes ingleses, Luis Enrique foi para o Paris Saint-Germain. O treinador mudou a mentalidade e a história da equipe. Criou um grupo sem uma grande estrela definida e focou no futebol coletivo para ganhar títulos.
A recompensa — e o troféu mais importante — veio na última temporada, com a conquista da Champions League. Agora o treinador vai encarar o time que “rejeitou” em busca de mais uma taça. A partida começará às 16h (de Brasília).