A seleção brasileira encerra a temporada de 2025 neste mês, com dois amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil começa a Data Fifa de novembro enfrentando Senegal, neste sábado (15), às 13h (de Brasília), em Londres, na Inglaterra.
A ideia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para este último período de jogos entre seleções foi enfrentas equipes africanas. Depois de Senegal, o Brasil encara a Tunísia, no dia 18, em Lille, na França.
A seleção brasileira chega ao fim do ano pressionada. O Brasil terminou as Eliminatórias da América do Sul na quinta posição. No ano passado, foi eliminado nas quartas de final da Copa América. Na Copa do Mundo de 2022, vale lembrar, o time parou na Croácia, nas quartas de final.
Sob o comando de Carlo Ancelotti, técnico multicampeão pelo Real Madrid, o Brasil vê a cobrança pesar mais para o lado dos jogadores.
Apenas dois brasileiros foram eleitos entre os 30 melhores jogadores do mundo, na Bola de Ouro 2025: Raphinha, que ficou em quinto, e Vinicius Júnior, que ficou em 16º.
Se o talento da atual geração do Brasil pode ser questionado por muitos, há um outro aspecto do jogo que, na visão de dois jogadores que atuam na Premier League, melhorou entre os brasileiros.
Em entrevista exclusiva à ESPN, Bruno Guimarães e Joelinton, ambos do Newcastle, da Inglaterra, foram questionados se o jogador brasileiro de hoje em dia é mais inteligente taticamente que os mais antigos. A dupla foi sincera na resposta.
“Acho que o futebol mudou muito. Acho que, hoje, você tem que se preparar muito mais do que antigamente. O jogo é mais rápido, mais intenso. E a parte tática é fundamental no jogo de hoje. Acho que a gente está mais aberto para isso”, disse Joelinton.
“A gente que, hoje em dia, não é só o talento que vai te levar ao alto. Então, tem que ter essa dedicação, tem que ter o entendimento do jogo. Graças a Deus, tive bons técnicos que me ajudaram bastante nisso”, completou o camisa 7 do Newcastle.
Bruno Guimarães vai de encontro com a opinião de Joelinton. O meio-campista afirma que o brasileiro, mal rotulado na Europa, aprendeu a trabalhar ‘mais duro’ para superar o obstáculo que é esse conceito pré-definido pelos europeus.
“Acho que, hoje em dia, se você pegar o GPS, que os caras tanto gostam, a gente está sempre lá em cima. Não sei como era há 20, 30 anos, mas a gente vê que o brasileiro sempre foi mal rotulado, às vezes injustamente, principalmente aqui na Europa, de falar que brasileiro não quer isso, que quer festa, que é preguiçoso”, disse.
“Acho que nossa geração também aprendeu com isso, vivenciou isso na pele. Então, a gente trabalha mais duro, não só aqui, mas quando chega em casa também. A gente tem o nosso personal e o nosso físico para se cuidar, para treinar também em casa, para que a gente possa estar sempre na frente dos outros”, completou Bruno Guimarães.
Na atual temporada, Joelinton soma 3 gols em 16 jogos pelo Newcastle. Bruno Guimarães, com a mesma quantidade de partidas disputadas, tem 3 gols e 3 assistências.
Joelinton não está entre os convocados por Carlo Ancelotti para os amistosos contra Senegal e Tunísia. Bruno Guimarães, por outro lado, está na lista.


